Desenvolvendo Empreendedores e Criando Startups no curso de Sistemas de Informação

Autores

  • Luiz Melo Romão Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Marcelo Leandro de Borba
  • Vanessa de Oliveira Collere

Resumo

O conceito de Universidade Empreendedora emerge como uma resposta às novas demandas da sociedade, ampliando suas interações e criando ambientes de inovação. Neste sentido, desde 2014, o Bacharelado em Sistemas de Informação da Univille em parceria com a Incubadora do Inovaparq, vem oferecendo para seus acadêmicos o Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo e Criação de Startups. O objetivo do programa é propor para os acadêmicos um novo modo de pensar e de construir produtos e serviços inovadores que levem a um negócio sustentável. O programa é dividido em 13 etapas que auxiliam desde a concepção de ideias de negócios até a sua validação com o mercado e já recebeu mais de 80 propostas. O programa é uma ferramenta que vem conseguindo sensibilizar um grande número de acadêmicos, prospectando propostas inovadoras e qualificando futuros empreendedores com conceitos atuais de desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Melo Romão, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, especialização em Redes de Computadores, Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professor pela Universidade da Região de Joinville e subchefe do Departamento de Informática. Desenvolve pesquisa nas áreas de Mineração de Dados, Inteligência Artificial Aplicado a Robótica e Inovação Tecnológica e Gestão de Incubadoras de Empresas. Coordena a equipe de robótica da Univille. Atua como Gerente da Incubadora do Parque Tecnológico Inovaparq. É líder do grupo de Pesquisa e Estudos em Informática Aplicada e membro do grupo de pesquisa em Engenharia de Produto e da Produção pela Universidade da Região de Joinville.

Referências

ABRUC (2016). Associação brasileira das universidades comunitárias. [Online; Acessado 20-Outubro-2016].

Aguiar, R. S. (2013). O empreendedorismo em universidades. [Online; Acessado 15-Junho-2016].

Audy, J. L. N. (2006). Entre a tradição e a renovação: os desafios da universidade empreêndedora. A Universidade no Brasil: concepções e modelos, page 265.

Borba, E. (2015). Inovação Natural a Nova Essência do Mundo dos Negócios. Instituto Mobi.

Clark, B. R. (2003). Sustaining change in universities: Continuities in case studies and concepts. Tertiary Education and Management, 9(2):99–116.

Endeavor (2014). Empreendedorismo nas universidades brasileiras. [Online; Acessado 20-Outubro-2016].

Etzkowitz, H. (2008). The triple helix: university-industry-government innovation in action. Routledge.

Etzkowitz, H. and Viale, R. (2010). Polyvalent knowledge and the entrepreneurial university: A third academic revolution? Critical Sociology, 36(4):595–609.

Ries, E. (2014). A startup enxuta. Leya.

Romão, L. M., Provezi, J. A., Beltrãoo, J. A. R., and Ogê, M. (2016). O empreendedor e o empreendedorismo. Conversando sobre empreendedorismo / Collere, Vanessa de Oliveira et.al, page 172.

Souza, E. C. L. and Aquino Guimarães, T. (2005). Empreendedorismo alem do plano de negócio. Atlas.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

Romão, L. M., Borba, M. L. de, & Collere, V. de O. (2016). Desenvolvendo Empreendedores e Criando Startups no curso de Sistemas de Informação. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(3), 56–68. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/5942

Edição

Seção

ARTIGOS DE EDIÇÃO ESPECIAL