Apoio Multicritério à Decisão para Priorização de Projetos de P&D: Um estudo de caso em empresa de óleo e gás

Autores

  • Bruno Candido Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Eber Assis Schmitz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Monica Ferreira Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luis Alberto Duncan Rangel Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Suporte à decisão, análise multicritério, MAUT, swing weighting, portfólio de projetos, projetos de P&D.

Resumo

Este artigo se propõe a verificar a viabilidade de aplicação da análise multicritério como ferramenta de suporte à decisão em um portfólio de P&D com uma grande quantidade de projetos, múltiplas carteiras e um processo periódico de tomada de decisão. Realiza um estudo de caso na área de P&D de uma empresa de óleo e gás, utilizando a técnica de swing weighting para a ordenação e ponderação dos critérios e a teoria de utilidade multiatributo (MAUT) para ranquear os projetos. Os ranqueamentos obtidos por este processo foram apresentados aos responsáveis pelas carteiras de P&D, a fim de validar a aplicação e a utilidade do método. Os resultados do estudo de caso mostraram que o método é viável para o portfólio com as características descritas, tendo aprovação de todos os decisores entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Candido Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal Fluminense (2007) e pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2012). Cursando Mestrado em Sistemas de Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atua há 20 anos com Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Sistemas de Informação. Trabalha no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (CENPES).

Eber Assis Schmitz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Computing and Control pelo Imperial College (1980). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e especificação de software, análise de risco em projetos de TI, economia da engenharia de software, modelagem e simulação de processos de software e regras de negócio.

Monica Ferreira Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concluído com grau cum laude de dignidade acadêmica (1988), especialização em Gerência de Projetos pelo NCE/UFRJ (2001), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1998) e doutorado em Administração pela COPPEAD/UFRJ (2006). Atualmente é professora colaboradora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora acadêmica de cursos de pós-graduação do NCE/UFRJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Tecnologia da Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia e sistemas de informação, metodologia de pesquisa científica e adoção de tecnologia.

Luis Alberto Duncan Rangel, Universidade Federal Fluminense

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (1985), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1995), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), e Pós-Doutorado pela Universidade de Zaragoza na Espanha (2010). É professor associado da Universidade Federal Fluminense. Professor do Curso de Engenharia de Produção, de Engenharia Mecânica, de Engenharia Metalúrgica e de Engenharia de Agronegócio da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense desde 1993. É avaliador de Curso de Graduação do INEP desde 2006. Participou da Comissão Assessora de Área do INEP para os Cursos de Graduação em Engenharia de Produção no período de 2014 a 2016, na análise e verificação da prova do ENADE-2014 para Cursos de Engenharia de Produção. Participa atualmente da Comissão Assessora de Área do INEP para os Cursos de Graduação em Engenharia Geral no período de 2017 a 2019, na análise e verificação da prova do ENADE-2017 para a Cursos de Engenharia Geral. Trabalhou como Engenheiro de Desenvolvimento da Companhia Siderúrgica Nacional (1986 a 1993). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente em pesquisa dos Métodos de Apoio Multicritério à Decisão, e Ensino de Engenharia de Produção. Tem experiência em Engenharia Mecânica na área de desenvolvimento de projetos mecânicos no setor siderúrgico e manutenção de equipamentos.

Referências

Arratia M, N. M., F. López I, S. E. Schaeffer, e L. Cruz-Reyes. “Static R&D project portfolio selection in public organizations.” Decision Support Systems, 2016: 53-63.

Autor. “Google Drive.” Fontes de dados e ranqueamento dos projetos. 01 de nov. de 2018.

Behrens, J. “A Lack of Insight: An Experimental Analysis of R&D Managers’ Decision Making in Innovation Portfolio Management.” Creativity and Innovation Management 25, nº 2 (dez. 2015): 239-250.

Bhattacharyya, Rupak. “A Grey Theory Based Multiple Attribute Approach for R&D Project Portfolio Selection.” Fuzzy Information and Engineering 7, nº 2 (jun. 2015): 211-225.

Çağlar, Musa, e Sinan Gürel. “Impact assessment based sectoral balancing in public R&D project portfolio.” Socio-Economic Planning Sciences, 25 de Julho de 2018.

Clemen, Robert T, e Terence Reilly. Making Hard Decisions with Decision Tools. 3. Edição: Cengage Learning. Mason, OH, USA: South-Western, 2013.

Cooper, R G, S J Edgett, e E J Kleinschmidt. “Portfolio management for new product development: results of an industry practices study.” R&D Management 31, nº 4 (jan. 2001): 361-380.

Gareis, R. “Management by projects: the management approach for the future.” International Journal of Project Management 7, nº 4 (11 1989): 243-249.

Gomes, L. F. A. M. Teoria da Decisão. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

Gomes, L. F. A. M, e C. F. S Gomes. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. 5ª. São Paulo: Atlas, 2014.

Gomes, L. F. A. M, M. C. G Araya, e C Carignano. Tomada de Decisões em Cenários Complexos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

Gonzaga, S, e A C Menezes. “Metodologia para Priorização de Projetos no Cenpes.” Rio de Janeiro, 1997.

Hammond, John S, Ralph L Keeney, e Howard Raiffa. “The Hidden Traps in Decision Making.” Harvard Business Review, Set-Out 1998.

Keeney, R L, e H Raiffa. Decisions with Multiple Objectives: Preferences and Value Tradeoffs. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

Kloc, D, e F Sidi. “Data: Foundation of Digital Transformation.” DellEMC Forum, Madrid, 2017.

LeGresley, P, et al. “1998/1999 AIAA Foundation Graduate Team Aircraft Design Competition: Super STOL Carrier On-board Delivery Aircraft.” American Institute of Aeronautics and Astronautics - Stanford University, Stanford, 2000.

Leite, L F. “Metodologia de Seleção, Avaliação e Priorização de Projetos Tecnológicos Inovadores.” Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química / UFRJ, 2008, 210.

Leslio, J, e A Salo. “Scenario-based portfolio selection of investment projects with incomplete probability and utility information.” Helsinki University Technology, Systems Analysis Laboratory Research Report, Helsinki, 2008.

Magalhães, R F, L. A. D. Rangel, e C A Silva. “Utilização do Apoio Multicritério à Decisão para Avaliação de Órgãos de Fomento Pesquisa.” Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro, 2017.

Mankins, J C. “Technology Readiness Levels – A White Paper.” Office of Space Access and Technology, NASA., Washington, EUA, 1995.

Miranda, Z. “Sistema de inovação no setor aeronáutico: desafios e oportunidades para o Brasil.” Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2016.

Mohagheghi, V., S. M. Mousavi, B. Vahdani, e M. R. Shahriari. “R&D project evaluation and project portfolio selection by a new interval type-2 fuzzy optimization approach.” Neural Computing and Applications, Dezembro de 2017: 3869–3888.

Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Frascati: Metodologia proposta para definição da pesquisa e desenvolvimento experimental. Rio de Janeiro: F-Iniciativas, 2013.

Osmundsen, Karen, Jon Iden, e Bendik Bygstad. “Digital Transformation: Drivers, Success Factors and Implications.” Mediterranean Conference on Information Systems (MCIS), 2018: 37.

Project Management Institute. The Standard for Portfolio Management. Fourth. Pennsylvania, EUA: Project Management Institute, Inc, 2017.

____. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6ª. Pennsylvania, EUA: Project Management Institute, Inc, 2018.

Rodriguez, M. V. R. “O Estabelecimento de Regras para a Priorização de Projetos de Tecnologia.” Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2000, 299.

Roussel, P, K Saad, e N Bohlin. Pesquisa & desenvolvimento: Como integrar P&D ao plano estratégico e operacional das empresas como fator de produtividade e competitividade. Edição: Tradução José Carlos Barbosa dos Santos e revisão técnica Moysés Gedanke. São Paulo: Makron Books, 1992.

Saaty, T. L. The Analytic Hierarchy Process. New York: McGraw-Hill, 1980.

Salo, A, J Keisler, e A Morton. An Invitation to Portfolio Decision Analysis. Vol. 162, cáp. 1 em Portfolio Decision Analysis, por ____, edição: A Salo, J Keisler e A Morton, 409. New York: Springer, 2011.

Saramago, L. F. M. “Priorização de Proposições de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na Petrobras: Uma análise comparativa entre os métodos Direct Rating e Swing Weighting.” Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Administração e Economia, Ibmec, Rio de Janeiro, 2010, 68.

Tervonen, Tommi, Juuso Liesio, e Ahti Salo. “Modeling project preferences in multiattribute portfolio decision analysis.” European Journal of Operational Research 263, nº 1 (nov. 2017): 225-239.

Vecchio, P D, A D Minin, A M Petruzzelli, U Panniello, e S Pirri. “Big data for open innovation in SMEs and large corporations: Trends, opportunities, and challenges.” Creativity and Innovation Management 27, nº 1 (jul. 2017): 6-22.

Yamaguishi, S H. “Gestão da inovação na indústria farmacêutica no Brasil: estudo de múltiplos casos.” Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, USP, São Paulo, 2014, 225.

Zeleny, M. “Strategy as Action: from Porter do Anti-Porter.” Int. J. Strategic Decision Sciences 1, nº 1 (2010): 1-22.

Zink, Olivia Silva. “Avaliação e seleção de projetos de P&D na Petrobras: Desenvolvimento de um modelo para o segmento de Abastecimento através da metodologia AHP.” Monografia (Especialização em Business Inteligence) - Departamento de Engenharia Elétrica da PUC/Rio, Rio de Janeiro, 2009, 70.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Silva, B. C., Schmitz, E. A., Silva, M. F., & Rangel, L. A. D. (2019). Apoio Multicritério à Decisão para Priorização de Projetos de P&D: Um estudo de caso em empresa de óleo e gás. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 13(1), 05–32. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/8405

Edição

Seção

ARTIGOS REGULARES