Evoluindo uma aplicação para Cidades Inteligentes através de Avaliação de Métricas de Qualidade e Usabilidade

Autores

  • Alexandre Aragão UFMA
  • Lucas Machado UFMA
  • Nathyane Pereira Moreno UFMA
  • Davi Viana Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Francisco Silva UFMA
  • Tercio Sousa IFMA
  • Luis Rivero UFMA
  • Ariel Teles IFMA
  • Arlindo da Conceição UNIFESP
  • Inaldo Costa ITA

Palavras-chave:

Cidades Inteligentes, Qualidade de Software, Usabilidade.

Resumo

Diversas aplicações de software vêm modificando o estilo de vida das pessoas em aspectos tecnológicos e sociais. Aplicações no contexto de Cidades Inteligentes (CIs) podem conter características que normalmente não são avaliadas em aplicações tradicionais, uma vez que podem envolver aspectos de redes de sensores, gerenciamento de grande quantidade de dados e aplicações que possuem comportamentos específicos de acordo com o contexto. Este artigo apresenta um estudo sobre a avaliação de três características de qualidade de software consideradas relevantes para CIs, são estas: Sensibilidade ao Contexto, Calmness e Mobilidade. Para isso, realizou-se dois testes de avaliação de uma aplicação para CIs. Adicionalmente, uma avaliação heurística foi realizada visando verificar a usabilidade da aplicação e os impactos deste tipo de avaliação em aplicações para CIs. Identificou-se que tanto as características avaliadas quanto as heurísticas são adequadas para a avaliação das aplicações para CIs, mas que podem ter seus resultados influenciados por aspectos de desenvolvimento e características do contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor e Mestre em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui curso técnico em informática pela Fundação Nokia de Ensino. Atualmente é Professor Adjunto A da Universidade Federal do Maranhão. Além disso, é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMA e Diretor da Divisão de Difusão do Empreendedorismo da UFMA. É membro da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da SBC e representante institucional da UFMA na SBC. Tem interesse nas áreas de qualidade de software, melhoria processo de software (MPS), implementação de programas de MPS com ênfase na adoção de modelos de maturidade, Ensino em Engenharia de Software, Engenharia de Software Experimental, Engenharia de Software para Internet das Coisas e startup de Software.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Aragão, A., Machado, L., Pereira Moreno, N., Viana, D., Silva, F., Sousa, T., Rivero, L., Teles, A., da Conceição, A., & Costa, I. (2020). Evoluindo uma aplicação para Cidades Inteligentes através de Avaliação de Métricas de Qualidade e Usabilidade. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 13(3), 55–81. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/9516

Edição

Seção

VERSÕES ESTENDIDAS DE ARTIGOS SELECIONADOS