0001/2011 - Identificação e Análise de Serviços a partir de Modelos de Processos de Negócio: Um estudo de caso

Autores

  • Alexandre Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Thaíssa Diirr Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flávia Santoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

SOA, Modelagem de Processos de Negócio, Ciclo de Vida de Serviços

Resumo

A Arquitetura Orientada a Serviços se propõe a lidar com processos corporativos distribuídos entre sistemas heterogêneos existentes e novos, com objetivo de permitir flexibilidade ao negócio da organização. Porém, na implantação de uma abordagem SOA, o ciclo de vida de desenvolvimento dos serviços é um desafio. Existem propostas na literatura sobre essa questão e é um consenso o uso de processos de negócio como ponto de partida, resolvendo a lacuna entre TI e negócio. Porém, estas propostas não apresentam a realização de estudos de caso que demonstrem a usabilidade destas abordagens. Neste contexto, este trabalho apresenta um estudo de caso como aplicação de métodos para identificação e análise de serviços em um ciclo de vida SOA a partir de modelos de processos de negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluno do curso de mestrado em Sistemas de Informação do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Informática Aplicada do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Thaíssa Diirr, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluna do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Departamento de Informática Aplicada do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Flávia Santoro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2011-02-17

Como Citar

Souza, A., Diirr, T., Azevedo, L. G., & Santoro, F. (2011). 0001/2011 - Identificação e Análise de Serviços a partir de Modelos de Processos de Negócio: Um estudo de caso. RelaTe-DIA, 5(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/1349

Edição

Seção

Relatórios