0003/2011 - Cálculo da Similaridade de Polígonos Utili-zando Assinaturas Raster

Autores

  • Leo Carvalho Ramos Antunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Banco de dados espaciais, Processamento aproximado de consultas, Similaridade entre objetos espaciais, SECONDO

Resumo

O conceito de similaridade é fundamental para a aprendizagem, conhecimento e reflexão. Muitas áreas da ciência têm suas próprias noções de similaridade. Este trabalho apresenta um algoritmo para cálculo da similaridade entre polígonos a partir de suas assinaturas raster de quatro cores (4CRS). As implementações necessárias para este algoritmo foram realizadas no SECONDO, um banco de dados extensível. Testes experimentais foram realizados a fim de avaliar a precisão do algoritmo em relação ao cálculo da similaridade utilizando os próprios polígonos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leo Carvalho Ramos Antunes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluno do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Departamento de Informática Aplicada do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2011-02-17

Como Citar

Antunes, L. C. R., & Azevedo, L. G. (2011). 0003/2011 - Cálculo da Similaridade de Polígonos Utili-zando Assinaturas Raster. RelaTe-DIA, 5(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/1389

Edição

Seção

Relatórios