0002/2011 - Identificação automática de serviços em uma abordagem SOA

Autores

  • Henrique Prado Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flavia Maria Santoro Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

SOA, Modelagem de Processos de Negócio, Identificação de Serviços, Serviços Web

Resumo

A modelagem de processos de negócio está sendo utilizada em larga escala nas empresas atualmente. Quando bem elaborados, os modelos englobam informações detalhadas sobre as atividades realizadas no processo: fluxo de execução, sistemas de apoio, regras de negócio, requisitos de negócio, tecnologias de armazenamento, dados de entrada e saída das atividades e outras informações relevantes. Em uma abordagem SOA, essa gama de informações permite uma análise computacional automatizada, baseada em heurísticas que identificam serviços candidatos a partir dos modelos de processo de negócio. Este trabalho descreve como é realizada a identificação automatizada de serviços candidatos, as informações extraídas no processo e sua utilização no apoio aos analistas e desenvolvedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Prado Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluno do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Departamento de Informática Aplicada do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Flavia Maria Santoro, Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2011-02-17

Como Citar

Sousa, H. P., Azevedo, L. G., & Santoro, F. M. (2011). 0002/2011 - Identificação automática de serviços em uma abordagem SOA. RelaTe-DIA, 5(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/1390

Edição

Seção

Relatórios