0010/2011 - WS-Policy: conceitos e propostas de uso

Autores

  • Douglas Machado Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fabiana Jack Nogueira Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Em Arquitetura Orientadas a Serviço (SOA - Service-Oriented Architecture) a descoberta do serviço que melhor antende às necessidades do consumidor é um desa-fio. O padrão UDDI é apresentado como principal padrão para armazenamento das descrições dos serviços, permitindo consultar serviços, divulgar atualizações sobre os mesmos e recuperar informações para invocação. No entanto, este padrão não atende a todos os requisitos dos consumidores. Dessa forma, autores propõem extensões deste padrão empregando ontologias e WS-Policy para descoberta de serviços, bem como para monitoramento de execução de serviços. Este trabalho apresenta os principais conceitos de WS-Policy bem como trabalhos da literatura que propõe o uso deste padrão e evolução do mesmo para descoberta de serviços, monitoramento de serviços e definição de atributos de qualidade de serviços (QoS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Machado Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fabiana Jack Nogueira Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2011-08-21

Como Citar

Silva, D. M., Santos, F. J. N., & Azevedo, L. G. (2011). 0010/2011 - WS-Policy: conceitos e propostas de uso. RelaTe-DIA, 5(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/1565

Edição

Seção

Relatórios