0001/2007 - Personalização: Um Estudo no Contexto de Aprendizagem

Autores

  • Edmar Welington Oliveira UNIRIO
  • Sean W. M. Siqueira PPGI / UNIRIO

Palavras-chave:

Personalização, Aprendizagem, Adaptação

Resumo

Atualmente há uma certa dificuldade na obtenção de informações que realmente atendam às necessidades específicas dos usuários nos sistemas convencionais de busca. No que se refere à personalização em termos de aprendizagem, verifica-se que um dos principais problemas é que os alunos são tratados de maneira uniforme. Neste sentido, a personalização assume um papel importante na medida em que provê mecanismos para tratar cada aluno/usuário em função de suas características, preferências, nível de conhecimento, etc. Este estudo tem como objetivo elucidar algumas questões acerca de personalização, buscando uma ênfase maior em termos de personalização em aprendizagem. Neste sentido, o estudo procura, também, destacar alguns dos principais trabalhos da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sean W. M. Siqueira, PPGI / UNIRIO

Sean Wolfgand Matsui Siqueira possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de objetos complexos, "technology-enhanced learning", "learning objects", sistemas de informação musical, integração de dados, data warehousing, CRM, portais corporativos, gerência de conhecimento, recuperação da informação, mineração de dados, texto e web, web semântica, XML, ontologias, redes sociais e web 2.0.

Downloads

Publicado

2008-12-11

Como Citar

Oliveira, E. W., & Siqueira, S. W. M. (2008). 0001/2007 - Personalização: Um Estudo no Contexto de Aprendizagem. RelaTe-DIA, 1(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/215

Edição

Seção

Relatórios