0027/2009 - Avaliação de Ferramentas para Gestão e Execução de Regras de Autorização

Autores

  • Leonardo Guerreiro Azevedo Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)
  • Diego Alexandre Aranha Duarte Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)
  • Sergio Puntar Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)
  • Clarissa Romeiro Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)
  • Fernanda Baião Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)
  • Claudia Cappelli Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Business Rules, BRMS, BRE, Authorization Rules, Authorization Rule Management, Authorization Rules Execution, Tool evaluation

Resumo

Com a percepção de que as regras de negócio não deveriam mais estar implícitas nas aplicações e sim externas a elas de maneira que se tornassem reutilizáveis, algumas ferramentas foram sugeridas para gestão de regras. Existem diferentes tipos de regras de negócio como proposto pela [BRG,2000]. Nesse projeto, em especial, o foco está em tratar regras de negócio que se refiram a autorização de acesso a bancos de dados, denominadas de regras de autorização. Regras de autorização referem-se a garantir que um dado só será acessado por quem é de direito. O objetivo deste trabalho é avaliar ferramentas a fim de definir aquela que melhor atenda às necessidades referentes à gestão e execução de regras de autorização de acesso a bases de dados. As principais ferramentas do mercado foram avaliadas de forma essencial e foram propostos critérios para avaliação destas ferramentas de forma mais detalhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Guerreiro Azevedo, Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)

Professor adjunto da UNIRIO, lotado no Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)

Diego Alexandre Aranha Duarte, Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)

Aluno do curso de Bacharel em Sistemas de Informação da UNIRIO do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)

Sergio Puntar, Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)

Aluno do curso de Bacharel em Sistemas de Informação da UNIRIO do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)

Clarissa Romeiro, Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)

Aluna do curso de Bacharel em Sistemas de Informação da UNIRIO do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)

Fernanda Baião, Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)

Professor adjunto da UNIRIO, lotado no Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)

Claudia Cappelli, Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec) - Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO)

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia

Downloads

Publicado

2010-08-20

Como Citar

Azevedo, L. G., Duarte, D. A. A., Puntar, S., Romeiro, C., Baião, F., & Cappelli, C. (2010). 0027/2009 - Avaliação de Ferramentas para Gestão e Execução de Regras de Autorização. RelaTe-DIA, 3(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/535

Edição

Seção

Relatórios