O TRAUMA COMO PERFORMANCE DE LONGA DURAÇÃO

Autores

  • Diana Taylor TISCH-NYU-EUA
  • Traducão Giselle Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%25p

Resumo

Diana Taylor descreve neste artigo dedicado ao seu mestre Richard Schechner sua visita guiada à Villa Grimaldi, antigo campo de concentração e extermínio da Ditadura Pinochet, nos arredores de Santiago do Chile. Através das lentes de sua máquina fotográfica e do relacionamento com o guia da excursão, o sobrevivente Pedro Matta, a autora tece afinidades entre os conceitos de trauma e de performance, ambos de natureza repetitiva e presente. No decorrer do texto, memória, testemunha, corpo, afeto, história e identidade são alguns dos aspectos que compõem a abordagem de um tema que, segundo a autora, é tão multifacetado que os caminhos onde o que é pessoal, interpessoal, social e político vêm todos juntos, e em que o trauma pode a ser analisado como uma performance de longa duração. Abstract In this paper which is dedicated to Richard Schechner, Diana Taylor describes her guided visit to Villa Grimaldi, a former torture and extermination camp on the outskirts of Santiago de Chile. Through the lens of her camera and her relationship with the guide of the walking tour, the survivor called Pedro Matta, the author points out affinities between the concepts of trauma and performance, both based on repetition and always happening in the present. Memory, testimony, embodied practices, affect, history and identity are some aspects that Diana Taylor analyses during this article which subject, in her opinion, is so multi layered that the personal, inter-personal, social and political come together, and trauma can be considered a durational performance. Giselle Ruiz é Doutoranda do PPGAC/UNIRIO, em 2008 realizou Estágio PDEE/CAPES como pesquisadora visitante na New York University, tendo traduzido artigos para o Instituto Hemisférico de Performance e Política das Américas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Taylor, D., & Ruiz, T. G. (2009). O TRAUMA COMO PERFORMANCE DE LONGA DURAÇÃO. O Percevejo Online, 1(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%p

Edição

Seção

Poéticas do corpo, do espaço e da duração