17. “Projeto Shakespeare”: uma abordagem lúdica da história do teatro.

Autores

  • Andrea Pinheiro UFRJ / UNIRIO
  • Mariana Oliveira UFRJ / UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25p

Resumo

O presente artigo relata a experiência do “Projeto Shakespeare”, realizado pelas autoras com alunos de sexta série do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), no âmbito da disciplina Artes Cênicas. O projeto insere-se no contexto mais amplo do trabalho a partir de abordagens de história do teatro desenvolvido, com a mesma clientela, ao longo de dois anos. Partindo da concepção de que o ensino do teatro na escola deve alicerçar-se em três vértices fundamentais, quais sejam, a produção, a apreciação e a história do teatro, o “Projeto Shakespeare” busca investigar meios para colocá-la em prática, criando materiais didáticos, jogos teatrais e improvisações ao longo de um semestre letivo inspirado no dramaturgo inglês e no contexto de sua vida e obra. Palavras-chave | ensino de teatro | história do teatro | Shakespeare Abstract The experience of “Project Shakespeare”, carried out with sixth-grade students of Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), in their Drama Class, is inserted in a broader context of the program of history of theatre, which has been developed, with the same clientele, for the course of two years. Based on the notion that drama teaching should be based in production, appreciation and history of theatre, this Project aims to put it in practice, by creating didactic materials, theatrical games and improvisations during a whole semester inspired in the english playwright and the context of his life and work. Keywords | drama teaching | history of theatre | Shakespeare

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-12

Como Citar

Pinheiro, A., & Oliveira, M. (2010). 17. “Projeto Shakespeare”: uma abordagem lúdica da história do teatro. O Percevejo Online, 1(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%p

Edição

Seção

Experiências na Comunidade e na Escola