PROCEDIMENTOS DRAMATÚRGICOS EM CIDADE CORRERIA: OCUPAÇÕES URGENTES, CORPOS INSURGENTES

Autores

  • Adriana Schneider Alcure Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Thiago Florencio Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6885

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta algumas questões sobre o processo de criação dramatúrgica da peça Cidade Correria, realizada pelo Coletivo Bonobando, formado por jovens atores de territórios populares. A dramaturgia foi construída coletivamente numa dinâmica de fricção entre estratégias de transformações urbanas para a realização dos Jogos Olímpicos, por um lado, e as táticas de ocupação dos corpos insurgentes dos jovens atores, por outro. A exploração da relação entre corpo e territorialidade, junto a reflexões sobre feridas coloniais que permeiam essas relações, foram fundamentais no processo. Diante disso, foram propostos exercícios que levaram a reflexões sobre a cena contemporânea: é possível falar de uma cena urgente, em que a proposta de descolonização radical adquire potência porque conectada a corpos insurgentes? Palavras-chave: Dramaturgia; Criação Coletiva; Corpos Insurgentes; Territorialidade; Ferida Colonial; ABSTRACT: This article presents some questions about the process of dramaturgical creation of the piece Cidade Correria, realized by the Collective Bonobando, formed by young actors of popular territories. The dramaturgy was built collectively in a dynamic of friction between strategies of urban transformations for the accomplishment of the Olympic Games, on the one hand, and tactics of occupation of the insurgent bodies of the young actors, on the other. The exploration of the relationship between body and territoriality, along with reflections on colonial wounds that permeate these relations, were fundamental in the process. In view of this, exercises were proposed that led to reflections on the contemporary scene: is it possible to speak of an urgent scene, in which the proposal of radical decolonization acquires power because connected to insurgent bodies? Keywords: Dramaturgy; Collective Creation; Insurgent Bodies; Territoriality; Colonial Wound;

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Biografia do Autor

Adriana Schneider Alcure, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Curso de Direção Teatral da UFRJ. Atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutora em Antropologia (PPGSA / IFCS / UFRJ) com estágio doutoral na Freie Universität Berlin. Recebeu o Prêmio de Pesquisa por Abertura de Campo do Instituto Internacional da Marionete, de Charleville-Mézières, na França, pela tese de doutorado Prix de la Recherche: Ouverture de champ - Institut nternational de la Marionnette.

Thiago Florencio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Professor do Módulo Atualidade dos Clássicos no curso de especialização Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo. Participou do projeto de residência artística DIGIBAP, da AMI (Aide aux Musiques Inovatrices - França), que envolveu encontros entre artistas e pesquisadores de países da África francófona, França e Brasil. Membro do FICINE (Fórum Itinerante de Cinema Negro).

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Alcure, A. S., & Florencio, T. (2017). PROCEDIMENTOS DRAMATÚRGICOS EM CIDADE CORRERIA: OCUPAÇÕES URGENTES, CORPOS INSURGENTES. O Percevejo Online, 9(1), 89–104. https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6885

Edição

Seção

Variações sobre o Teatro brasileiro: ontem e hoje