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O NASCIMENTO CONTRARIADO DE UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO NO BRASIL, 1855-1880

Leonardo Munk, Sébastien Rozeaux

Resumo


RESUMO:
No Brasil, o realismo dramático, inspirado pelo modelo francês, se impõe em meados do século XIX como o instrumento de predileção dos homens de letras que aspiram a fundar uma grande cultura nacional. E, se uma “sociedade do espetáculo” nasce na segunda metade do século XIX, ela não corresponde às exigências desses dramaturgos que, aflitos, constatam o sucesso de obras ligeiras junto a um público mais preocupado em se divertir do que em se educar.

Palavras-chave: Brasil; Transferências culturais; Teatro; Sociedade do espetáculo; Culturas populares

ABSTRACT:
In Brazil, dramatic realism, inspired by the French model, was imposed in the mid-nineteenth century as the instrument of predilection for men of letters who aspire to found a great national culture. And if a “society of the spectacle” was born in the second half of the nineteenth century, it does not meet the demands of these playwrights who, in affliction, note the success of light works with an audience more concerned with having fun than with educating themselves.

Keywords: Brazil; Cultural transfers; Theater; Society of the spectacle; Popular cultures

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/opo.v1i9.6900