O NASCIMENTO CONTRARIADO DE UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO NO BRASIL, 1855-1880

Autores

  • Leonardo Munk Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Sébastien Rozeaux Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III (IHEAL/CREDA)

DOI:

https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6900

Resumo

RESUMO: No Brasil, o realismo dramático, inspirado pelo modelo francês, se impõe em meados do século XIX como o instrumento de predileção dos homens de letras que aspiram a fundar uma grande cultura nacional. E, se uma “sociedade do espetáculo” nasce na segunda metade do século XIX, ela não corresponde às exigências desses dramaturgos que, aflitos, constatam o sucesso de obras ligeiras junto a um público mais preocupado em se divertir do que em se educar. Palavras-chave: Brasil; Transferências culturais; Teatro; Sociedade do espetáculo; Culturas populares ABSTRACT: In Brazil, dramatic realism, inspired by the French model, was imposed in the mid-nineteenth century as the instrument of predilection for men of letters who aspire to found a great national culture. And if a “society of the spectacle” was born in the second half of the nineteenth century, it does not meet the demands of these playwrights who, in affliction, note the success of light works with an audience more concerned with having fun than with educating themselves. Keywords: Brazil; Cultural transfers; Theater; Society of the spectacle; Popular cultures

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Biografia do Autor

Leonardo Munk, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, onde atua na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas). Entre suas pesquisas estão o estudo das formas do drama e dos processos de criação cênica.

Sébastien Rozeaux, Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III (IHEAL/CREDA)

Ex-aluno da Escola Normal Superior de Lyon, Professor Associado e Doutor em História Contemporânea pela Universidade Lille III, Professor do Instituto de Estudos Superiores da América Latina (IHEAL/CREDA/ PARIS III). Em 2012 defendeu sua tese de doutoramento, com menção honrosa, intitulada: A Gênese de um “Grande Monumento Nacional”: Literatura e Meio Literário no Brasil no Período Imperial (1822 - 1880). Sob a orientação do professor Jean-François Chanet do Instituto de Estudos Políticos de Paris (IEP/PARIS) e em co-orientação com Olivier Compagnon, professor do Instituto de Estudos Superiores da América Latina (IHEAL/ CREDA/PARIS III). Atualmente faz um pós-doutorado na Escola Superior de Estudos em Ciências Sociais (EHESS), afiliado ao Centro de Pesquisa sobre Mundos Coloniais e Contemporâneos Brasileiros.

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Munk, L., & Rozeaux, S. (2017). O NASCIMENTO CONTRARIADO DE UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO NO BRASIL, 1855-1880. O Percevejo Online, 9(1), 202–241. https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6900