O músico em cena. Teatralidades da performance musical.

Lenine Vasconcellos de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa é a respeito da presença do músico na cena contemporânea. Diante da grande extensão que o conceito de teatralidade pretende abarcar, em um processo de expansão constante de seus domínios de aplicação devido às realizações cênicas que trazem inovações sem limites, este trabalho propõe um exercício conceitual. Enxergar, pela perspectiva das Artes Cênicas, o espetáculo de música como um evento cênico, analisando assim o tipo de teatralidade que pode ser atribuída ao ato do músico. A pesquisa toma como objeto o músico “erudito” e analisa a inserção desse artista em diferentes modalidades de espetáculo. Uma questão da pesquisa é refletir como a ação característica dessa modalidade de exercício musical se revela como uma possibilidade de teatralidade, dialogando com o plural e ilimitado universo cênico contemporâneo. O que o ato desse artista traz como potência cênica, em termos de movimentação e qualidade de presença. A pesquisa busca, nos vestígios de processos de trabalho de encenadores, pontos em comum com o processo que o músico realiza no preparo de uma obra musical para ser apresentada em cena. Outro aspecto de interesse é o espetáculo de música e espetáculos teatrais em que o músico, de diferentes formas, participa da cena. Desde o concerto, cânone de espetáculo de música, passando por iniciativas lidam com a figura do músico como uma personagem de ficção, investindo na sua presença carismática ou parodiando a figura do músico “erudito”. Nesta comunicação apresentarei algumas imagens como provocações. Imagens que pretendem colocar em crise o entendimento apartado de música, sobretudo a performance musical, como área distinta das Artes Cênicas.

Texto completo:

PDF