A POLÍTICA CULTURAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO PARÁ PARA AS ARTES CÊNICAS DE 1995 A 2006

Main Article Content

Giovana Miglio do Carmo

Resumo

Esta comunicação apresenta a proposta de pesquisa que tematiza a Política Pública Cultural, tendo como objeto as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará em prol das manifestações artísticas referentes às Artes Cênicas. Como ações a serem investigadas estão aquelas que incidem sobre os grupos de teatro, o teatro popular e as companhias de dança, além dos artistas circenses e de ópera do Estado; podendo se referir à proteção do patrimônio cultural, bem como ao fomento para a produção e difusão das Artes Cênicas. O recorte temporal se dá entre os anos de 1995 e 2006, tendo como objetivo central analisar a concepção de cultural/política cultural desenvolvida pela referida secretaria. A base teórica norteadora a ser utilizada é a do Materialismo Cultural de Raymond Williams, com as noções de “cultura” e “cultura de minoria”. Outra contribuição teórica que se pretende utilizar é a fornecida por Teixeira Coelho quando este analisa especificamente a relação entre o Estado e a política cultural a partir de uma perspectiva ideológica. Segundo o autor existem três modos básicos de política cultural, que utilizaremos em nossos estudos, a saber: o “dirigismo cultural”; o “liberalismo cultural”; e a “democratização cultural”.

Palavras-chave: Política Pública Cultural; Artes Cênicas; Secretaria de Estado de Cultura do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Carmo, G. M. do. (2017). A POLÍTICA CULTURAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO PARÁ PARA AS ARTES CÊNICAS DE 1995 A 2006. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 72–76. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6752
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Giovana Miglio do Carmo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); Centro de Letras e Artes (CLA); Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC).

Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UniRio. Orientanda da profª Maria de Lourdes Rabetti, na linha de pesquisa História e Historiografia do Teatro e das Artes. Bolsista Capes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9248815695977398.