ENTRE OVOS E MEDOS: PERFORMANCE E BUFONARIA –DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA

Main Article Content

André FERREIRA

Resumo

Qual a potência política de uma ação de provocação? O programa performativo Entre ovos e medos busca respostas possíveis a essa questão a partir do contágio entre bufonaria e experiência performativa, transitando por comicidade, tensionamentos na relação performer/participante e desconexões político-performativas. Esta performance se constitui como um jogo irônico e um contrato cujas regras são firmadas na presença dos participantes, é motor de experimentação, ativador de experiência capaz de afetar e criar corpos tanto para o artista que media a ação como para os que dela participam. Entre ovos e medos foi desenvolvido por este pesquisador como exercício de encontro e contaminação entre as investigações da minha tese de doutoramento e a práxis do bufão franco-italiano Leo Bassi, cujas obras artísticas são objeto da pesquisa.
Palavras-chave: Bufonaria, Performatividade, Política

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
FERREIRA, A. (2017). ENTRE OVOS E MEDOS: PERFORMANCE E BUFONARIA –DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 143–147. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6760
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

André FERREIRA, UNIRIO

Andre Luiz Rodrigues Ferreira (André Rodrigues). PPGAC; DOUTORADO; bolsista CNPq, andrevado@hotmail.com. André Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ. 1982) é artista visual, ator, professor e pesquisador. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UNIRIO com a pesquisa Palhaço e Transgressão: percursos, atravessamentos e reflexões. É doutorando em Artes, bolsista CNPq, investigando as práticas do artista provocador Leo Bassi sob a orientação da Prfa. Dra. Tatiana Motta Lima. Professor licenciado em Artes Visuais formado pela UERJ no ano de 2010 e bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO, formado em 2011. É professor de Arte e Educação da Rede Faetec do Estado do Rio de Janeiro desde abril de 2011. Tem participado de eventos como performer no Brasil e países como Paraguai (Temporal Festival de Arte – Assunção) e EUA (Bodies in Transit – NYC).