OS PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS E PEDAGÓGICOS PARA A ATUAÇÃO COMO PALHAÇO DE RUA – A TRAJETÓRIA DA PESQUISA

Main Article Content

Wander Paulus de Souza dos Santos

Resumo

O presente texto apresenta a trajetória da pesquisa "Os procedimentos artísticos e pedagógicos para a atuação como palhaço de rua" apontando as razões para a sua realização, passando pela contribuição dada pelos conceitos de mimese, mimese performativa, antropofagia sem devoração e perspectivismo ameríndio que balizaram o entendimento do autor sobre a atuação do palhaço de rua. Dessa reflexão, o autor apresenta os conceitos a serem ensinados e aplicados em um curso laboratório sobre a atuação como palhaço de rua para os estudantes da Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

palhaço de rua, mimese performativa, antropofagia para o riso

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
dos Santos, W. P. de S. (2017). OS PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS E PEDAGÓGICOS PARA A ATUAÇÃO COMO PALHAÇO DE RUA – A TRAJETÓRIA DA PESQUISA. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 163–167. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6795
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Wander Paulus de Souza dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Nascido no Rio de Janeiro, em 02 de junho de 1976. É bacharel e licenciado em História pela UERJ. Desde 2001, atua como professor de História na rede municipal do Rio de Janeiro desenvolvendo sua docência a partir da arte-educação aplicada. É também bacharel em Interpretação Teatral pela UNIRIO. É brincante. Atua nos grupos Gigantes da Lira e Os três palhaços. Estuda inglês e francês e atualmente é mestrando em Artes Cênicas pelo PPGAAC/UNIRIO.