O corpo máscara do ator contemporâneo

Main Article Content

Andréa Stelzer

Resumo

Esta comunicação aborda o estudo da relação ator/personagem estabelecida pelo
jogo preciso da corporalidade do ator. A máscara não está limitada apenas ao rosto, mas
mantém estreitas relações com a mímica, a aparência global do ator e mesmo a plástica
cênica. O corpo máscara torna possível a realização de novas combinações e relações do ator
com o todo, como um corpo subjétil, conforme citado por Derrida, como aquele que está entre
o sujeito e o objeto, entre o cotidiano e o extracotidiano, num espaço onde as coisas o
atravessam. O corpo máscara anuncia virtualidades que devem ser atualizadas pelo ator. Este
processo tem como exemplo o trabalho do ator Stephane Brodt na criação das personagens
nos espetáculos da Amok.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Stelzer, A. (2010). O corpo máscara do ator contemporâneo. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/705
Edição
Seção
Processos e métodos da criação cênica