Dramaturgia e memória do homem-jequitinhonha: uma análise comparativa entre quatro momentos do grupo Ícaros do Vale

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Anna Maria Pereira Esteves

Resumo

Este projeto busca investigar a obra cenográfica de Tomás Santa Rosa Júnior (1909-1956) no contexto do modernismo brasileiro. Santa Rosa foi autodidata, pintor, desenhista, programador visual e cenógrafo e um dos fundadores do modernismo, uma vez que tanto introduziu no Brasil teorias teatrais da vanguarda européia, como foi um estudioso de nossa cultura popular. A metodologia prevê a localização da iconografia de seus 35 cenários e a análise icono-semiológica dos mesmos, buscando inserir sua obra no processo de modernização do Brasil e confrontando-a com algumas expressões da arquitetura do Movimento Moderno.

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Como Citar
Esteves, A. M. P. (2010). Dramaturgia e memória do homem-jequitinhonha: uma análise comparativa entre quatro momentos do grupo Ícaros do Vale. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/706
Edição
Seção
Processos e métodos da criação cênica