Étienne Decroux e a artesania do ator

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Maria Beatriz Mendonça

Resumo

Em tempos de perda do valor do trabalho, da desmoralização do trabalhador, em
tempos de indiferença material e da má qualidade de muitos produtos, este texto se propõe a abrir
um diálogo sobre o aspecto da artesania no trabalho da composição de ator mediado pela
investigação da atividade cênica proposta por Étienne Decroux. O conhecimento encarnado do
trabalho da atuação e da pesquisa-prática desta, proposto por este mestre da arte cênica do século
XX, e seu elogio ao ofício do ator, meio de valorização do humano, é o ponto de partida para
algumas perguntas: qual o sentido hoje do trabalho do ator? Presença, precisão, curiosidade e
compromisso são ainda qualidades de referência no seu trabalho e se relacionam com o “ser” do
artista? Pesquisar a atuação atuando contribui em que medida para a compreensão de sua
materialidade?
Trata-se, assim, de conversar também sobre a inquietante, bela e dura relação com a
experiência/técnica de ator realizada por Étienne Decroux em longo período. E da relação do
conhecimento tácito com o conhecimento explícito na arte da atuação cênica. As peças
“Carpinteiro” e “Lavadeira” de Decroux ainda tem algo a nos dizer...

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Como Citar
Mendonça, M. B. (2010). Étienne Decroux e a artesania do ator. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/710
Edição
Seção
Processos e métodos da criação cênica