O espectador como bricoleur na cena contemporânea: uma nova estrutura de comunicação

Main Article Content

Carmen M.B Valdez

Resumo

Este artigo versa sobre o entendimento de uma nova comunicação entre a cena
contemporânea e o espectador. Alega-se que a mesma é estruturada por meio de um processo de
bricolagem conferindo ao espectador o caráter de bricoleur (LÉVI-STRAUSS, 1970). Para tanto,
são realizadas algumas considerações teóricas e conceituais acerca do teatro pós dramático
(LEHMANN, 2007) com o intuito de relaciona-las com o conceito de bricolagem. Sugere-se que
a categorização do teatro pós dramático e a figura do bricoleur podem estar contextualizados sob
o guarda chuva do conceito de “obra de aberta” (ECO, 2007) – por considerar que as
particularidades desta forma de produção artística acaba por exigir um espectador diferenciado
daqueles tradicionalmente conhecidos. Por fim, indica-se a semiótica da recepção teatral (DE
MARINIS, 1997) como viés metodológico para a análise da relação entre a cena e o espectador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Valdez, C. M. (2010). O espectador como bricoleur na cena contemporânea: uma nova estrutura de comunicação. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/711
Edição
Seção
Processos e métodos da criação cênica