Entre espaço, cinema e teatro: Lina Bo Bardi e o filme Prata Palomares

Main Article Content

Cássia Maria Fernandes Monteiro

Resumo

Como um fragmento do estudo dissertativo em desenvolvimento no Programa de
Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

(PPGAC-UNIRIO) o presente artigo busca desenvolver algumas discussões acerca do
procedimento criativo de Lina Bo Bardi (1914-1992) no filme Prata Palomares dirigido por
André Farias Jr. entre os anos de 1969 e 1970. Articulando questões que envolvem o estudo
do espaço teatral, da visualidade cinematográfica bem como das suas relações com questões
histórico-sociais, pretendemos desenvolver duas hipótese: 1) A presença de conceitos do
Surrealismo em articulação com elementos do Movimento Tropicalista e suas variações como
o Cinema Novo e Marginal no filme Prata Palomares; e 2) O cinema como estudo e
referência de possibilidades de outras linguagens reunidas no filme (69-70) em especial o
trabalho com José Celso Martinez Correa [1934-] originando relações híbridas entre teatro e
sua produção imagética no novo Oficina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Monteiro, C. M. F. (2010). Entre espaço, cinema e teatro: Lina Bo Bardi e o filme Prata Palomares. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/712
Edição
Seção
Processos e métodos da criação cênica