Foco e Escopo

a)      Objetivos: A Revista Online de Pesquisa: Propriedade Intelectual , do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social, da Escola de Ciências Jurídicas, do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, tem por objetivo divulgar trabalhos científicos originais e inéditos de autores nacionais e internacionais, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico socialmente sustentável.

b)      Área de concentração: Propriedade Intelectual e assuntos conexos (direito constitucional, civil, empresarial, econômico, comercial, administrativo e autoral).

c)      Público Alvo: Professores, profissionais e acadêmicos da área jurídica e conexa multidisciplinar.

d)     Forma de Apresentação dos Trabalhos: Artigos, resenhas, estudos de casos e entrevistas, necessariamente originais, inéditos, e que não esteja sendo avaliado para publicação em outra Revista. Os trabalhos deverão ser apresentados de acordo com as normas e instruções adotadas pela Revista que visam orientar os pesquisadores sobre as avaliações dos trabalhos científicos a ela submetidos. Os conceitos, as afirmações e as opiniões emitidas devem ser originais e fidedignos. A adequação e a procedência das citações das fontes são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Corpo Editorial.

e)      Critérios de Avaliação dos Textos: A avaliação dos textos será crítica e sistematizada, considerando, essencialmente, o tema previamente deliberado pelo Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social, em suas reuniões periódicas. Será avaliada a identificação de perspectivas de continuidade e aprofundamento dos estudos vinculados às linhas de pesquisa do Grupo. Serão também objeto de avaliação, as descrições da metodologia de pesquisa e a delimitação do tema de acordo com uma área específica de estudo, que permita verificar a real contribuição para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado, observando, inclusive, a viabilidade de inovação. Os trabalhos deverão ter no máximo 17 paginas incluindo a primeira e a de referências bibliográficas.

f)       Normas a serem Utilizadas nos Artigos: Os autores devem submeter seus artigos observando rigorosamente as NBRs 6022, 6023, 6024, 6026, 6028, 10520, 10525 e a Norma Tabular do IBGE.

g)      Regras de Submissão dos Textos: O processo de avaliação de artigos submetidos à publicação na Revista de Pesquisa: Propriedade Intelectual , após triagem preliminar pelo Editor Gerente, consiste em três etapas:

- exame da adequação do trabalho à linha editorial da Revista e seu potencial para publicação;

- avaliação preliminar por três membros do Corpo Editorial Científico, que visa identificar a contribuição do artigo para a sua área de especialidade;

-  avaliação duplo-cega.

A avaliação duplo-cega é coordenada por um membro do Corpo Editorial Científico da área de submissão do artigo, e consiste na interação entre os autores e dois Pareceristas especializados que, ao avaliar os trabalhos, farão comentários e oferecerão sugestões de melhoria. Esta etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos.

Em regra, o Editor Gerente e os Editores Científicos acrescentam às sugestões dos Pareceristas um aconselhamento editorial, cujo objetivo é adequar o artigo aos padrões da Revista.

Se aprovado, o artigo será submetido à edição final e à revisão ortográfica e gramatical. Os autores são comunicados de todas as etapas do processo de avaliação e preparação dos trabalhos. Cabe aos autores os custos para tradução e revisão ortográfica e gramatical do texto nos idiomas Português, Inglês e Espanhol.

O processo de avaliação pode se estender em até seis meses para que o parecer dos avaliadores seja emitido.

O periódico não cobra taxas de processamento de submissão e publicação.

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

a)      Regras de Submissão dos Textos: O processo de avaliação de artigos submetidos à publicação na Revista de Pesquisa: Propriedade Intelectual , após triagem preliminar pelo Editor Gerente, consiste em três etapas:

-  avaliação duplo-cega.

A revista publica quatro números por ano.

Política de Acesso Livre

O periódico não cobra taxas de processamento de submissão e publicação.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...