MERCHANDISING OF PERSONALITY RIGHTS: A Distinctive Sign for Business Models in the Fashion Field / MERCHANDISING DE DIREITOS DA PERSONALIDADE: Um Sinal Distintivo para Modelos de Negócios no Ramo da Moda

Autores

  • Rosalina Corrêa de Araújo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrícia Peralta Instituto Nacional da propriedade Intelectual - INPI
  • Bárbara Aime Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2595-9859.2018.v1i1.1-8

Resumo

This introductory study aims to assess the personality rights as a distinctive sign and also the construction
of its protection in the intellectual property scope. It has been pursued to demonstrate that the merchandising
of personality rights has been evolving to become a usual business model based on the commercial exploitation
of fame that its holders have, therefore, reorienting the engagement of names related to luxury fashion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalina Corrêa de Araújo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Full Professor of the Juridical Sciences School at Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Patrícia Peralta, Instituto Nacional da propriedade Intelectual - INPI

Professor of the Intellectual Property Academy at Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Bárbara Aime, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Undergraduate of the Juridical Sciences School at Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Referências

Legal References

Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de

outubro de 1988.

Código Civil, Lei nº 10.406, de 10 janeiro de 2002.

Lei da Propriedade Industrial - Lei nº 9.279, de 14 de maio

de 1996,

Convenção da União de Paris: http://www.inpi. gov.br.

acessado em 10/07/2017

Convenção de Nice: http://www.inpi. gov.br. acessado em

/07/2017

Doctrinal References

ARAUJO, Rosalina Corrêa de. Da Marca Notória à Marca

de Alto Renome. Rio de Janeiro: Júris Poieses. 1999

BASTOS, Aurélio Wander. Dicionário de Propriedade

Industrial e Assuntos Conexos. Rio de Janeiro: Lumen

Juris, p.1997.

CARVALHO, Maria Miguel Rocha Morais de.

Merchandising de Marcas (a comercialização do valor

sugestivo das marcas). Coimbra: Almedina, 2003.

FERNADEZ-NOVOA, Carlos. Tratado de Derecho de

Marcas. Madrid: Marcial Pons. 2004.

LIPOVETSKY,Gilles e ROUX, Elyette. O Luxo Eterno:

da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo:

Companhia das Letras, 2005.

MORO, Maitê Cecília Fabbri. Direito das Marcas:

abordagem das marcas notórias na lei nº 9.279/1996 e nos

acordos internacionais. São Paulo: Editora Revista dos

Tribunais. 2003.

OLAVO, Carlos. Propriedade Industrial: sinais distintivos

do comércio e concorrência desleal. Coimbra: Almedina,

v. V. I, 2005.

PEREIRA DA SILVA, Caio Mario. Instituições de Direito

Civil. 24ª ed. 2011.

REALE, MIGUEL. Os Direitos da Personalidade. www.

miguelreale.com.br/artigos/dirpers.htm. Acessado em

/08/2017.

Institutional References

OMPI. Character merchandising. Report prepared by the

international Bureau. Geneva:1994. http://www.wipo.int/

export/sites/www/copyright/en/activities/pdf/wo. inf 108

. pdf.

Downloads

Publicado

2018-09-18

Como Citar

Araújo, R. C. de, Peralta, P., & Aime, B. (2018). MERCHANDISING OF PERSONALITY RIGHTS: A Distinctive Sign for Business Models in the Fashion Field / MERCHANDISING DE DIREITOS DA PERSONALIDADE: Um Sinal Distintivo para Modelos de Negócios no Ramo da Moda. Revista Online De Pesquisa : Propriedade Intelectual, 1(1), 1–8. https://doi.org/10.9789/2595-9859.2018.v1i1.1-8

Edição

Seção

Artigos