ARTICULAÇÕES ENTRE PSICANÁLISE E MÚSICA: A PRESENÇA DA VOZ NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

Autores

  • Beatriz Alves Viana Universidade Federal do Ceará
  • Luciana Carvalho Pieri UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2020.v18i1.97-113

Resumo

O trabalho articula psicanálise e música, buscando refletir como a dimensão da musicalidade está presente na constituição do sujeito. Considera-se que, primordialmente, a voz materna – através de uma construção sonora por meio de sua fala carregada de jogos fonéticos e ritmos – transmite ao Infans o convite para tornar-se sujeito e poder, assim, compor sua própria música singular. Para tanto, utilizaremos algumas contribuições teóricas do campo da música – que concebem esta última enquanto uma linguagem – visando pensar sobre as primeiras experiências sonoras vinculadas à musicalidade que existe desde os primeiros meses de vida. Estas nos servirão de subsídios para pensar como a musicalidade da voz materna transmite a linguagem que inicialmente se inscreve para além da significação, uma vez que o bebê antes de ter acesso à dimensão da significação capta e registra o que há de material na voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Alves Viana, Universidade Federal do Ceará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Especialista em Saúde Mental. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. E-mail: beatrizalvesv@gmail.com Telefone:( (85) 98725-6571

Luciana Carvalho Pieri, UFRJ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Graduada em Psicologia pela Universidade do Rio de Janeiro. E-mail: lulu_pieri@hotmail.com / Telefone: (21) 99967-1391

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

VIANA, B. A.; PIERI, L. C. ARTICULAÇÕES ENTRE PSICANÁLISE E MÚSICA: A PRESENÇA DA VOZ NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 97–113, 2020. DOI: 10.9789/1679-9887.2020.v18i1.97-113. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/10335. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos