Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Com o foco na extensão universitária, tem como objetivo divulgar as atividades científicas e acadêmicas contemplando as oito áreas temáticas de acordo com o FORPROEX, a saber: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.

 

Políticas de Seção

Artigo Original

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Depoimento de Ação Extensionista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Raízes e Rumos realiza a avaliação por pares buscando garantir uma arbitragem isenta e ética para os trabalhos submetidos. Os avaliadores são, prioritariamente, membros especialistas nos assuntos avaliados.

As avaliações dos Artigos Originais e dos Depoimentos de Ação Extensionista ocorrem no sistema de avaliação duplo cega, onde o autor e avaliadores não são identificados uns aos outros, garantindo isenção nas avaliações. O processo ocorre da seguinte forma:

- Autor submete o artigo através do sistema da revista;

- O artigo é avaliado preliminarmente pelo editor que verifica se atende o foco e escopo, formato e padronização exigidos pelo periódico;

- Aprovado preliminarmente, o artigo é submetido à avaliação de dois avaliadores, que podem emitir os seguintes pareceres:

            - Aprovar

            - Aprovar com alterações

            - Reprovar

- Com duas aprovações o artigo segue para normalização e diagramação, para posterior publicação.

- As aprovações com alterações são condições apontados pelo(s) avaliador(es) para a aprovação final do artigo. As alterações serão reavaliadas pelo avaliador que solicitou que dará um parecer final.

- Com duas reprovações o artigo é definitivamente reprovado e o autor é informado.

- Com uma aprovação e uma reprovação o artigo segue para uma terceira avaliação, esta sendo a avaliação definitiva. Após a aprovação o artigo segue para a normalização e diagramação, para posterior publicação.

O processo completo da avaliação pode ser observado na Imagem 1 a seguir:

 

Periodicidade

Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Raízes e Rumos proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, de acordo com o princípio de garantir acesso gratuito a pesquisas como forma de gerar maior intercâmbio global de conhecimento, permitindo ampliar a leitura e as citações do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

---

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.