SOCIABILIDADE RURAL: A UTILIZAÇÃO DA MINI-FAZENDA COMO AMBIENTE EDUCATIVO PARA VIVENCIAR O ESPAÇO E AS PRÁTICAS RURAIS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Délcio César Cordeiro Rocha
  • Guélmer Junior Almeida Faria

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2016.v4i1.11

Resumo

O presente artigo teve por objetivo mostrar a Mini-Fazenda como ambiente educativo para vivenciar o espaço e as práticas rurais. Para tanto, utilizamos um levantamento bibliográfico sobre sociabilidade rural, processo ensino aprendizagem e espaços não-escolares. A metodologia concatena-se com a pequisa-ação e observação participante, com o intuito de uma maior interação com a realidade estudada. Os resultados apontam para uma nova construção de visões e significados sobre a sustentabilidade socioambiental e convivência com o rural. No caso da Mini-Fazenda enquanto um espaço da vida cotidiana, esse representa um local onde as formas de sociabilidade estão articuladas com a solidariedade e uma interação coletiva gerada por ações sustentáveis.
Palavras–chave: espaços não-escolares, extensão, processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

2016-10-07

Como Citar

Cordeiro Rocha, D. C., & Almeida Faria, G. J. (2016). SOCIABILIDADE RURAL: A UTILIZAÇÃO DA MINI-FAZENDA COMO AMBIENTE EDUCATIVO PARA VIVENCIAR O ESPAÇO E AS PRÁTICAS RURAIS SUSTENTÁVEIS. RAÍZES E RUMOS, 4(1), 11. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2016.v4i1.11