CAPACITAÇÃO PARA O ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA: ESTRATÉGIA PARA COLABORAR COM A AGENDA 2030

Autores

  • Cristiane Rodrigues Rocha UNIRIO/EEAP
  • Inês Maria Meneses dos Santos UNIRIO/EEAP
  • Leila Rangel da Silva UNIRIO/EEAP
  • Isabeli Fragoso da Conceição UNIRIO/EEAP
  • Camila Aparecida de Mello Pontes Machado UNIRIO/EEAP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i1.115-120

Resumo

O presente relato de experiência do projeto de extensão Espaço Educativo para o Cuidado de Mãe e Bebê tem como objetivo descrever e discutir a capacitação dos profissionais de enfermagem para o acolhimento e classificação de risco em obstetrícia como uma das estratégias para o alcance do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da ONU de assegurar uma vida saudável e promover o bem estar. A metodologia utilizada foi: apresentação teórica de 30 minutos; distribuição de casos clínicos para aplicar o conhecimento sobre o acolhimento e classificação de risco; discussão dos casos e ao final avaliação da atividade desenvolvida com sugestão de novos temas. A ação foi realizada no auditório da maternidade do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da UNIRIO. O principal resultado foi a capacitação de 36 profissionais para acolhimento e classificação de risco em obstetrícia. Adicionalmente, foi feita a análise da atividade proposta por meio de um questionário no qual a equipe de enfermagem pode avaliar a qualidade do conteúdo ofertado, o horário e duração do curso, a didática dos instrutores e a possibilidade de adotar o conteúdo no seu dia a dia. Concluímos que esta atividade de extensão propiciou uma prática mais qualificada e segura para assistir à mulher no ciclo gravídico-puerperal e que os profissionais necessitam de outras capacitações, que este projeto pretende atender, para promover o bem estar e assegurar uma vida saudável de quem cuida e é cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues Rocha, UNIRIO/EEAP

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Doutora em Enfermagem. Especialista em Obstetrícia.

Inês Maria Meneses dos Santos, UNIRIO/EEAP

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Doutora em Enfermagem.

Leila Rangel da Silva, UNIRIO/EEAP

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Doutora em Enfermagem. Especialista em Obstetrícia

Isabeli Fragoso da Conceição, UNIRIO/EEAP

Discente de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Ex-Bolsista de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Camila Aparecida de Mello Pontes Machado, UNIRIO/EEAP

Discente de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Bolsista de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-09-26

Como Citar

Rocha, C. R., dos Santos, I. M. M., da Silva, L. R., da Conceição, I. F., & Machado, C. A. de M. P. (2017). CAPACITAÇÃO PARA O ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA: ESTRATÉGIA PARA COLABORAR COM A AGENDA 2030. RAÍZES E RUMOS, 5(1), 115–120. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i1.115-120

Edição

Seção

Relato de Experiência Extensionista