Oficinas de primeiros socorros em crianças com profissionais da educação: um relato de experiência

Autores

  • Alexia dos Santos Martins Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Karoline de Araujo Cappelli Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
  • Andressa Lima de Jonge Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mariana Wood Azevedo Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Hisabela Marinheiro dos Santos Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Tainá Martins Gomes Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Caroline Ponte Fonseca Braga Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Juliana Bregunce Freitas Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Maria do Carmo Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Laura Johanson da Silva Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i1.87-95

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a experiência em oficinas educativas sobre primeiros socorros em crianças com profissionais da educação. Trata-se de um relato de experiência das ações de extensão de um projeto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), realizadas em uma Instituição Filantrópica localizada no Rio de Janeiro, de março de 2017 a maio de 2018. As oficinas se desenvolveram a partir do diálogo grupal e demonstração em bonecos, sendo planejadas a partir dos temas demandados pela equipe: convulsão, alergia alimentar, quedas e engasgo. Conclui-se que as ações promoveram a aquisição de novos conhecimentos e troca de experiências das profissionais com os graduandos de enfermagem. O conhecimento em primeiros socorros por profissionais da educação pode ser transformador tornando o ambiente escolar mais seguro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexia dos Santos Martins, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda de Enfermagem. Bolsista PIBEX 2017-2018 no Projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança: práticas de cuidar e educar".

Karoline de Araujo Cappelli, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)

Enfermeira Residente de Enfermagem em Neonatologia. Egressa da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e Bolsista PIBEX 2017 no Projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança: práticas de cuidar e educar".

Andressa Lima de Jonge, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda de enfermagem. Colaboradora voluntária no Projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança: práticas de cuidar e educar".

Mariana Wood Azevedo, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda de enfermagem. Colaboradora voluntária no Projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança: práticas de cuidar e educar".

Hisabela Marinheiro dos Santos, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda de enfermagem. Colaboradora voluntária no Projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança: práticas de cuidar e educar". 

Tainá Martins Gomes, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda de enfermagem. Colaboradora voluntária no Projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança: práticas de cuidar e educar". 

 

Caroline Ponte Fonseca Braga, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda de enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica 2017-2018. Colaboradora voluntária no Projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança: práticas de cuidar e educar". 

 

Juliana Bregunce Freitas, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda de enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica 2017-2018.Colaboradora voluntária no Projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança: práticas de cuidar e educar". 

Maria do Carmo Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor associado do Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Doutora em Ciências Veterinárias. 

Laura Johanson da Silva, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. Coordenadora do Projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança: práticas de cuidar e educar". Doutora em enfermagem.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Martins, A. dos S., Cappelli, K. de A., Jonge, A. L. de, Azevedo, M. W., Santos, H. M. dos, Gomes, T. M., Braga, C. P. F., Freitas, J. B., Ferreira, M. do C., & Silva, L. J. da. (2018). Oficinas de primeiros socorros em crianças com profissionais da educação: um relato de experiência. RAÍZES E RUMOS, 6(1), 87–95. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i1.87-95

Edição

Seção

Relato de Experiência Extensionista