Trilha Científica: desenvolvimento e aplicação de jogo paradidático para alunos do Ensino Fundamental 2

Autores

  • Luiz Affonso de Paula Junior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • Luzia Alice Ferreira de Moraes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • Natascha Krepsky Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i1.31-42

Resumo

O jogo educativo ambiental pode ser considerado uma importante ferramenta para a melhoria na relação ensino-aprendizagem na área de ciências e alcançar os preceitos estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), porque permite organizar e relacionar conhecimentos específicos, exercitando a criatividade e o senso crítico. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar o jogo paradidático Trilha Científica para alunos do 6o ano de uma escola particular e de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. Durante a aplicação do jogo, percebeu-se a capacidade que essa atividade didática tem de estreitar os laços entre os estudantes, envolvendo até mesmo os alunos que tem maiores dificuldades de se relacionar com os colegas. Mais do que vencer a disputa da Trilha Científica, o maior prêmio que pode ser alcançado no jogo é o desenvolvimento das capacidades intelectuais, relações sociais e crescimento do interesse pela ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Affonso de Paula Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Departamento de Ciências do Ambiente (UNIRIO)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ecoturismo e Conservação (UNIRIO)

 

Luzia Alice Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora do Departamento de Ciências do Ambiente (UNIRIO)

Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (UEM)

Natascha Krepsky, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora do Departamento de Ciências do Ambiente (UNIRIO)

Doutora em Geologia e Geofísica Marinha (UFF)

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Paula Junior, L. A. de, Moraes, L. A. F. de, & Krepsky, N. (2018). Trilha Científica: desenvolvimento e aplicação de jogo paradidático para alunos do Ensino Fundamental 2. RAÍZES E RUMOS, 6(1), 31–42. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i1.31-42