Bibliotecas comunitárias: entre saberes e fazeres

Autores

  • Alberto Calil Junior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)
  • Elisa Campos Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)
  • Gabriela Falcão Klein Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)
  • Luiza Goelzer Machado dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i1.43-55

Resumo

Este artigo discute a relevância da mediação de leitura literária no campo da Biblioteconomia Pública, a partir das ações realizadas no âmbito do projeto de extensão "Bibliotecas Públicas e Comunitárias", desenvolvido na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Apresenta o processo de construção do evento “Bibliotecas Comunitárias: entre saberes e fazeres” como uma dessas ações, bem como seus resultados. Destaca o processo de construção, de organização, de execução e de avaliação do evento, realizado em parceria com a Rede Conexão Leitura, uma rede que reúne bibliotecas comunitárias do Rio de Janeiro. Enfatiza a importância para o campo da bIblioteconomia pública,  da aproximação entre a Universidade e os saberes e práticas produzidos para além de suas fronteiras. Finaliza, ao descrever um dos desdobramentos do evento, a Troca Literária, uma ação de extensão voltada para mediação da leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Calil Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteocnomia (UNIRIO). Líder do GRupo de Pesquisa Bibliotecas Públcias no Brasil: Reflexão e prática. Doutor em Ciências Sociais (UERJ)

Elisa Campos Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteocnomia (UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públcias no Brasil: Reflexão e prática. Doutora em Ciência da Informação (USP)

Gabriela Falcão Klein, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

Discente do curso de Bacharelado em Biblioteconomia (UNIRIO). Bolsista de Iniciação Científica (UNIRIO). Graduação em Letras (UFRGS). Mestre em Educação (UFSC)

Luiza Goelzer Machado dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

Discente do curso de Bacharelado em Biblioteconomia (UNIRIO). Bolsista Voluntária em Projeto de Extensão (UNIRIO)

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Calil Junior, A., Machado, E. C., Klein, G. F., & Santos, L. G. M. dos. (2018). Bibliotecas comunitárias: entre saberes e fazeres. RAÍZES E RUMOS, 6(1), 43–55. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i1.43-55