Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os manuscritos deverão ser encaminhados exclusivamente à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde pelo seu endereço eletrônico. Os textos deverão ser digitados em arquivo do Word®, página tamanho A-4, margens de 2,5 cm, espaço duplo e fonte Times New Roman tamanho 12. Todas as páginas deverão conter número de linhas contínuo e estar numeradas sequencialmente. O título deverá conter no máximo 120 caracteres. As Tabelas, Quadros e Figuras deverão ser apresentados ao final de todo o trabalho digitado quando então, na diagramação, serão inseridos no corpo do texto. As figuras deverão ser encaminhadas em extensão JPEG ou TIF, com resolução mínima de 300 dpi. As referências bibliográficas deverão atender ao estilo Vancouver.

Regras de submissões dos textos:

Arquivos necessários:

- Carta de submissão: deverá conter em breve texto (até 200 palavras) a relevância do trabalho;

- Página de rosto: contendo título do manuscrito, nomes dos autores, filiação e identificação do autor responsável pela correspondência; nome das instituições onde o trabalho foi desenvolvido;

- Manuscrito completo (Figuras, Tabelas e Quadros devem ser inseridas ao final do manuscrito)

- Parecer do Comitê de Ética e Pesquisa (citar o número do processo de aprovação do projeto por um Comitê de Ética em Pesquisa - CAAE) para trabalhos envolvendo seres humanos e animais.

 Estrutura do Manuscrito: 

 a) Artigos Originais: até 3000 palavras (sem incluir: resumo, abstract, tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas) e até 40 referências.

        i.RESUMO: Deverá ser apresentado em português e inglês com no máximo 200 palavras. Os descritores (palavras-chave) deverão ser no máximo em 5.

      ii. INTRODUÇÃO: Parte inicial do texto, redigida de forma concisa, para introduzir o leitor no tema, mostrando a relevância do assunto, delimitando-o no tempo, finalizando com a definição dos objetivos.

    iii. MÉTODO: Deverá incluir o desenho do estudo, população estudada, critérios de elegibilidade, detalhamento da coleta e avaliação dos dados de cada etapa da pesquisa (equipamentos, procedimentos, drogas utilizadas, etc.), o tratamento estatístico e as questões éticas.

    iv. RESULTADOS: Devem ser claros, objetivos e representarem os dados quantitativos e/ou qualitativos encontrados na investigação e não deverão repetir as informações contidas em tabelas, quadros e gráficos no corpo do texto. Os resultados poderão ser subdivididos em itens para maior clareza de exposição e apoiados em número não excessivo de tabelas, quadros, gráficos e figuras (no máximo 8).

      v. DISCUSSÃO: Interpretar os resultados e comparar com os dados de literatura pertinente e atualizada, enfatizando os aspectos importantes do estudo e suas implicações, bem como pontos fortes e limitações.

    vi. CONCLUSÃO: Resposta ao objetivo

  vii. AGRADECIMENTOS (opcional)

  1. CONFLITO DE INTERESSE: O autor correspondente deve enviar ao Editor junto dos arquivos relacionados ao manuscrito declaração de inexistência de conflito de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmico político e/ou financeiro no manuscrito.

    ix. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Estilo VANCOUVER).

b) Artigos de revisão: Deverá ser uma revisão sistemática ou narrativa da literatura que tem objetivo delimitado a uma pergunta específica de relevância para uma das áreas de escopo da revista, por meio de uma síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos. Deverá conter o detalhamento da busca com uma figura esquemática, critérios de seleção os artigos incluídos e excluídos na revisão e os procedimentos para a extração dos dados que deverão ser apresentados nos resultados. O autor poderá consultar s seguinte checklist no caso de revisão sistemática: MOOSE ou PRISMA. O número máximo de palavras será de 4000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências) e de tabelas/figuras até 5 e sem limite para o número de referências. Deverá conter um resumo no formato estruturado com até 200 palavras.

c) Relato de caso: Deverá ter a mesma estrutura do artigo original, com no máximo 10 páginas, 2000 palavras e 5 tabelas, quadros ou figuras: título; resumo; descritores; introdução; relato do(s) caso(s) clínico(s), discussão; conclusão; agradecimentos (se houver); referências (no máximo 30).  

 d) Editorial: São relatos curtos de achados que apresentam interesse para as áreas da revista. Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais e deverá conter até 1500 palavras (excluindo resumos tabelas, figuras e referências), no máximo uma tabela ou figura, 10 referências no total, resumos no formato narrativo com até 100 palavras.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE

Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde

O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.

Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.