Debates é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – PPGM/UNIRIO, e tem por finalidade prover um espaço para a discussão de temas relevantes na área da música em todas as suas vertentes, assim como para a difusão da produção derivada da pesquisa acadêmica na área. A revista aceita colaborações para os dossiês temáticos periodicamente divulgados pela comissão editorial, assim como artigos de temática livre submetidos em fluxo contínuo. São aceitas contribuições em português, espanhol e inglês.

Os trabalhos submetidos são encaminhados pelo Comitê Editorial para avaliação por ao menos dois pareceristas cujas áreas de competência e formação acadêmica guardem relação com o tema ou a área do texto. As avaliações são realizadas pelo método “duplo cego” (“double blind peer review”), permanecendo em sigilo tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas. Os trabalhos podem ser:

1. Aceitos na forma submetida;
  2. Aceitos após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
  3. Recusados.

Problemas específicos serão examinados pelo Comitê Editorial.

A Revista Debates tem periodicidade semestral, tendo suas edições lançadas em geral no início de junho e de dezembro.

Política de Acesso Aberto

DEBATES é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

DEBATES utiliza a licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual.

DEBATES zela pela preservação digital de seus dados por meio da adesão à Rede Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Ibict

UNIRIO

Editores anteriores