A cultura escolar e o ensino de música na escola de educação básica

Autores

  • Carla Santos

Resumo

Resumo: Este artigo foi elaborado a partir do recorte de uma tese de doutorado concluída em 2013, desenvolvida com o objetivo compreender como se configura um modo de ensinar música na escola através de uma orquestra escolar. Neste recorte são evidenciadas algumas das expressões do ensino de música na escola de educação básica a partir da Cultura Escolar, com destaque ao modo como o grupo foi constituído e consolidado na escola. O objetivo do texto é destacar a relevância do conceito de Cultura Escolar para a compreensão da prática pedagógico-musical desenvolvida no campo empírico da pesquisa, o que possibilitou entender a Orquestra como uma prática escolar, caracterizado por um modo de pensar e agir nascido e sedimentado na escola.  

Palavras-chave: Ensino de música na educação básica. Grupos instrumentais escolares. Cultura escolar.

 

School culture and music teaching at elementary school

 

Abstract: This article was extracted from a doctoral dissertation completed in 2013, developed in order to understand how to set up a way of teaching music at school through of a school orchestra. In this piece, some music education expressions are identified in basic education school based on School Culture, especially the way the group was formed and consolidated at school. The purpose of the paper is to highlight the relevance of the School Culture concept for understanding the music pedagogy practices developed in the field of empirical research, making it possible to understand the Orchestra as a school practice, characterized by a way of thinking and acting born and settled in school.

 

Key words: Music education in basic education. School instrumental groups.  School culture.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Santos, C. (2017). A cultura escolar e o ensino de música na escola de educação básica. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (18). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/6518

Edição

Seção

Artigos