Uma performance sob a ótica boulangeriana

Autores

  • Jessé Máximo Pereira Unicamp

Palavras-chave:

Nadia Boulanger. Performance. La grande ligne. Stravinsky. Análise.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar os principais aspectos de uma performance sob o ponto de vista de uma das figuras mais importantes no cenário musical do século XX: Nadia Boulanger. Conhecida, sobretudo, pelas suas ideias pedagógicas, desta feita, se pretende discutir idiossincrasias essenciais de sua filosofia interpretativa. Inicialmente, é apresentado um breve contexto histórico e social das atividades por ela realizadas, no intuito de identificar as matrizes de sua perspectiva sobre performance. A discussão, posteriormente, se concentra em questões relativas à aplicação dos princípios arquitetônicos na música por Boulanger e a abordagem do conceito mais importante de seu pensamento: “la grande ligne”. A temática da análise será tratada ainda, uma vez que a investigação e as anotações dos aspectos contidos nessa arquitetura, como forma e conteúdo, são classificadas por ela como ferramentas básicas para uma boa transmissão do texto musical. Como sua prática a aproximou do compositor russo Stravinsky e de seu moderno geometric estilo de performance, em contraste com o estilo vitalist do Romantismo tardio também vai ser discutido. Por fim, a pesquisa traz a visão de Boulanger sobre determinados intérpretes de sua época e alguns de seus alunos, e a expectativa de identificar no estilo destes a influência dos ensinamentos de Mademoiselle, como era também conhecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessé Máximo Pereira, Unicamp

Natural do Rio de Janeiro, graduou-se em Viola na Unirio em 2008, sob a orientação do Professor Marco Antonio Lavigne. Em 2012, obteve o grau de Mestre pela Musikhochschule Karlsruhe, Alemanha, onde estudou na classe do Professor Johannes Lüthy. Atualmente, cursa o Doutorado em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sob orientação do Professor Emerson de Biaggi. Apresentou-se como solista na OSB-Jovem, na Orquestra de Câmara da UNIRIO e foi premiado em importantes concursos nacionais e internacionais. Trabalhou como músico nas principais orquestras do Rio de Janeiro e, na Europa, integrou a Junge Deutsche Philharmonie, Young Generation Orchestra e Orquestra de Câmara da Musikhochschule Karlsruhe e atuou como músico convidado na Philharmonie Baden-Baden e Freie Philharmonie Stuttgart, realizando turnês pela Alemanha, França, Suíça, Holanda e Israel. É integrante da Orquestra Sinfônica da UFRJ e tem intensa atividade como camerista, integrando o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera e o Scherzo Trio. Recentemente, teve trabalho aprovado no II Simpósio de Música e Pesquisa da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (II SIMUPE).

Referências

BROOKS, Jeanice. The musical work of Nadia Boulanger: performing past and future between the wars. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

CORRÊA, Antenor Ferreira. O sentido da análise musical. Revista Opus nº12, 2006, p. 33‐53.

FINK, Robert. “‘Rigoroso (♪ = 126)’: ‘The Rite of Spring’ and the Forging of a Modernist Performing Style” Journal of the American Musicological Society 52, 1999.

FOGEL, Gilvan. "Vida, realidade, interpretação". In: FAGUNDES, Igor (org.). Permanecer silêncio: Manuel Antonio de Castro e o humano como obra. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2011.

GUBERNIKOFF, Carole. Um painel de análise musical. In: Anais do IX Encontro Anual da ANPPOM, Rio de Janeiro: Giorgio Gráfica e Editora, 1996, p. 136-140.

KENDALL, Allan. The Tender Tyrant – Nadia Boulanger – A Life Devoted to Music. Wilton, CT: Lyceum Books, 1977.

LAEDERICH, Alexandra. Bibliographie – Nadia Boulanger. In: Nadia Boulanger et Lili Boulanger: Témoignages et études. Lyon: Symétrie, 2007.

LEFÉBURE, Yvonne. “Cortot, le poète du clavier”, Revue internationale de musique I, n°5-6, 1939.

MONSAINGEON, Bruno. Mademoiselle – conversations with Nadia Boulanger. MARSACK, Robyn (Trad.). Boston, EUA: Northeastern University Press, 1988.

NAOUMOFF, Emile e MARTIN, Gregory. My Chronicles with Nadia Boulanger. Disponível em: https://www.emilenaoumoff.com/. Acesso em: 23 de jan. 2018.

POTTER, Caroline. Nadia Boulanger (1887-1979): The Teacher in the Marketplace. In: TIBOT, Michael (Ed.). The Business of Music. Liverpool music symposium 2. Liverpool: Liverpool University Press, 2002. p.152-170.

STRAVINSKY, Igor e CRAFT, Robert. Conversas com Igor Stravinski. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Como Citar

Pereira, J. M. (2018). Uma performance sob a ótica boulangeriana. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (20). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/7874