Análise Schenkeriana como subsídio para a interpretação e performance violonística: Prelúdio BWV 999, de J. S. Bach

Autores

  • Fernando Benelli Poles Unesp

Palavras-chave:

Schenker, Análise musical, Análise Schenkeriana, Bach, Performance violonística.

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise musical do Prelúdio em Ré menor, BWV 999 de Johnann Sebastian Bach. O modelo utilizado para tal análise é o modelo de gráficos de camadas estruturais Schenkerianos. A análise visa estabelecer subsídios teóricos e formais para a interpretação e performance violonística da obra. A partir da análise musical são realizados paralelos com a técnica violonística necessária para a interpretação e performance de tal repertório

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Biografia do Autor

Fernando Benelli Poles, Unesp

Violonista, Guitarrista e professor de música nascido em São Jose do Rio Preto, SP. Mestrando em Música pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sob orientação da Prof. Dra. Lia Vera Tomás. Possui graduação em Bacharelado em Instrumento pela Universidade de Brasília (2003) e Faculdade de Música Carlos Gomes e pós-graduação em Docência no ensino superior, na FMU (2009), em São Paulo. Atualmente é professor de violão, teoria e iniciação musical no projeto Guri Santa Marcelina, em São Paulo, professor de violão, acústica, organologia e tecnologia musical na faculdade FACCAMP, em Campo Limpo Paulista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ensino musical e produção musical.

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Partitura:

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Poles, F. B. (2018). Análise Schenkeriana como subsídio para a interpretação e performance violonística: Prelúdio BWV 999, de J. S. Bach. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (21). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/8463