O SOM NOS ESTUDOS PARA PIANO DE CHOPIN: PREMISSAS À MÚSICA DO SÉCULO XX

Autores

  • RICARDO HENRIQUE SERRÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palavras-chave:

Estudos, Frederich Chopin, Sonoridade, Harmonia, Timbre

Resumo

O gênero musical Estudo desenvolve-se no século XX como também um gênero de investigação composicional para além das questões mecânicas instrumentais relacionadas a performance musical. Os Estudos, nesse momento, passam a favorecer a experimentação de determinados materiais e técnicas composicionais numa espécie de laboratório de criação. Nesse artigo buscamos olhar para o final do século XIX, observando a transição desse perfil através dos Estudos para piano de Frederich Chopin, do qual trouxeram diversas críticas à “escola do mecanismo” propondo renovações tanto na pedagogia da performance quanto no próprio conceito composicional de Estudo. Nesse sentido, trazemos a hipótese de que os Estudos de Chopin podem apresentar as premissas que seriam amplificadas em Claude Debussy e que viriam a ser consideradas no século XX como um novo paradigma na composição musical: a idéia de uma sonoridade funcional proposta por Makis Solomos e Didier Guigue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RICARDO HENRIQUE SERRÃO, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Professor Substituto do curso de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Bacharel em Violão Clássico pela Unicamp sob orientações de Fabio Scarduelli e Paulo Martelli, mestre em Composição Musical pela Unicamp sob orientação da Profa. Dra. Denise Hortência Lopes Garcia e doutorando em Sonologia pela USP-São Paulo sob orientação do Prof. Dr. Silvio Ferraz, Ricardo Henrique desenvolve pesquisas em música nas áreas de performance, composição e análise musicais. Como performer, atua em campos da música clássica e popular brasileira tendo realizado apresentações em diversos locais como SESC Campinas, SESC Interlagos, SESI Araraquara, Circuito Cpfl Parklett Musical, Movimento Violão - Jovens Virtuoses, Simpósio Internacional da UFMG, Seminário Milton Nunes, Seminário de Violão de Rio Claro, dentre outros. Em música de camera, conquistou os prêmios de 1° lugar no Concurso Nacional Musicalis (2013); 2° lugar no Concurso internacional Raul Sánchez Clagett de Violão (Uruguai, 2013) e 1° lugar no Concurso de Violão Souza Lima (2017) além de, no ano de 2014, ter sido solista convidado pela Orquestra Comunitária da Unicamp para a performance da "Suíte concertante para Violão e orquestra" de Edino Krieger. Foi professor no curso de Violão da Escola Livre de Música da Unicamp entre os anos de 2011 e 2015; como professor assistente da graduação em música da Unicamp nas disciplinas de Harmonia do Classicismo, Harmonia do Romantismo e Harmonia do século XX. Atualmente é professor substituto nas disciplinas de performance musical (Violão e Música de Câmara) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Tem atuado como pesquisador desde 2014 em pesquisas voltadas a performance e análise do repertório musical dos séculos XX e XXI junto de grupos de pesquisa no NICS e CDMC Unicamp.
 

Referências

ADORNO, Theodor W. Essai sur Wagner (1936). Trad. Hans Hildenbrand et Alex Lindenberg, Paris, Gallimard, 1966.

CAESAR, R. A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem. In 23° Anppom, Natal, 2013.

CASSAROTI, João Paulo. Chopin the teacher. In: https://www.forte-piano-pianissimo.com/Chopin-the-Teacher.html

CHO, Sun-Im. Johann Nepomuk Hummel’s piano etudes, op. 125: a pedagogical analysis. Doutorado, New York University, 2012.

CHOPIN, Frederich. Douze Grandes Études Op. 10. Ed........Rev. Karol Mikuli, Leipzig ,1833.

________. Douze Études Op. 25. Paris, 1837.

________. Trois Nouvelles Études. Paris, 1840.

DAMSCHRODER, David. Harmony in Chopin. Cambridge Press. University of Minnesota, 2015.

DELALANDE, François. Le son des musiques. Entre technologie et esthétique. Paris: INA-Buchet/Chastel, 2001.

EIGELDINGER, Jean-Jacques. Chopin: Pianist and teacher as seen by his pupils. Cambridge University Press. Madrid, 1986.

FERRAZ, Silvio. Livro das sonoridades [notas dispersas sobre composição]. Ed. 7letras, 2005.

GANZ, Peter. The Development of the Etude for Piano. Mestrado, Northwestern University, I960.

GIESEKING, Walter; LEIMER, Karl. Piano Technique. Theodore Presses, 1938.

GUIGUE, Didier. Estética da Sonoridade: A Herança de Debussy na Música para Piano do Século XX. Ed. Perspectiva. CNPQ; UFPB, 2011.

HEROLD, Nathalie. Timbre and form : timbral dimension of form in the piano music of the first half of the nineteenth century. Thèses de doctorat, Université de Strasbourg, 2011.

HOLLAND, Jeanne. Chopin’s teaching and his students. Mestrado, UNC, 1972.

HUMMEL, Johann Nepomuk. A Complete Theoretical and Practical Course of Instructions on the art of Playing the Pianoforte Commencing with the Simplest Elementary Principles and Including Every Information Requisite to the Most Finished Style of Performance. London: Boosey, 1828.

JASIŃSKA, Danuta. Sketch for a portrait of Kalkbrenner and Chopin. Interdisciplinary Studies in Musicology 9, Adam Mickiewicz University, Poznań, Poland, 2011

KIM, Min Joung. The Chopin Études: a study guide for teaching and learning opus 10 and opus 25. Doutorado, University of North Texas, 2011.

KLEIN, Andreas. The Chopin Etudes: An Indispensable Pedagogical Tool for Developing Piano Technique. MI: University Microfilms, 1989.

MACCABE, Patricia Chu-Li. The Piano Pedagogy of Frederic Chopin. Mestrado, SJSU, 1984.

MEIER, Marilyn Anne. Chopin: Twenty-Four Preludes Opus 28. Doutorado, UW, 1993.

MOTTE, Dieter de la. Armonia. Barcelona: Editorial Labor, 1976.

PURSWELL, Joan M. Chopin as a Teacher. Clavier, 23 (October 1979): 16-19. NY: Norton, 1973.

ROSEN, Charles. A geração Romântica. São Paulo: Edusp, 2000.

SOLOMOS, Makis. De la musique au son: l’emergence du son das la musique des Xxe-XXIe siècles. Presses Universitaires de Rennes, 2013.

WAGNER, Edyth. History of the Piano Etude. American Music Teacher 9/2, Sept.-Oct. 1959.

YANG, Ching-Ling. The Development of the Piano Etude from Muzio Clementi to Anton Rubinstein: A Study of Selected Works from 1801 to 1870. MI: University Microfilms, 1998.

Downloads

Publicado

2020-01-25

Como Citar

SERRÃO, R. H. (2020). O SOM NOS ESTUDOS PARA PIANO DE CHOPIN: PREMISSAS À MÚSICA DO SÉCULO XX. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (23). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9716