Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Nas últimas duas décadas, o incremento das investigações e reflexões acadêmicas sobre o tema da morte vem possibilitando a multiplicação das análises sobre as atitudes e concepções acerca da morte e do morrer nas diferentes áreas do conhecimento, em investigações levadas a cabo em universidades e centros de pesquisa de diversos países da Europa e das Américas. A Revista M. é produto deste processo. Criada em 2016, é uma publicação vinculada ao Grupo de Pesquisas Imagens da Morte e do Morrer na Ibero-América, sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No Brasil, com exceção de algumas publicações da área médica, não temos conhecimento, até o momento, da existência de periódico acadêmico temático, de caráter interdisciplinar em diálogo com as áreas das ciências sociais e humanidades, voltado especificamente para divulgar estudos tanatológicos. É no sentido de preencher esta lacuna que a Revista M. Estudos sobre a Morte, os Mortos e o Morrer foi idealizada, tendo como missão divulgar on-line e com amplo acesso a produção científica nacional e internacional sobre a temática da morte, gratuitamente e numa plataforma on-line de amplo acesso, tornando-se um periódico de referência para os interessados nas diferentes formas de conhecimento produzido sobre o assunto. Uma revista com enfoques e perspectivas os mais variados possíveis, abordando diferentes sujeitos em torno do morrer, assim como a diversidade das práticas e concepções ligadas à morte humana nas mais diferentes ambientações, culturas e épocas. Seu processo editorial tem contado com a colaboração de autores, editores, membros do conselho editorial e do conselho consultivo, além de pareceristas, de diferentes países, com destaques para os ibero-americanos.

Revista M. é financiada e produzida pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), por meio de verba da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao governo federal do Brasil, em parceria latino-americana da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (UAEH) / México. Além destas duas instituições, conta com a colaboração de outras instituições, associações e grupos de pesquisa, tais como: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC-UFRJ); Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Instituto de Investigaciones en Ciencias Sociales y Humanidades, del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de Argentina y de la Universidad Nacional de Salta (ICSOH CONICET-UNSa)/Argentina e Universidad de Barcelona; Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC); e os Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq): Imagens da morte: a morte, os mortos e o morrer no mundo Ibero-americano (PPGH-UNIRIO) e Lugares de memória e consciência (FAU-USP). Na trajetória de 2016 até o momento, outras instituições e grupos já contribuíram para o processo de produção da revista, aos quais agradecemos imensamente: Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (de julho de 2016 a setembro de 2020) e Centro de Estudos em Biodireito (Cebid) (de 2016 a 2018).

PERIODICIDADE

Com periodicidade semestral (janeiro-junho e julho-dezembro), a Revista M. publica artigos originais e inéditos, preferencialmente escritos por doutores, que não estejam sendo avaliador por outro periódico, provenientes de áreas das Ciências Sociais e Humanidades ou na interface com elas, que não tenham sido submetidos a outras revistas. Aceita submissão de textos em português, espanhol, inglês e francês e prioriza as publicações no início de cada semestre

Políticas de Seção

Nossa revista recebe colaborações em fluxo contínuo, exclusivamente on-line, através do acesso ao menu SUBMISSÃO, disponível no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): http://seer.unirio.br/revistam/about/submissions. Colaborações que podem ser dirigidas a três seções:

  • Artigos: destinada a textos analíticos que resultem de investigações e estudos relativos a diferentes formas de abordagem do tema. Para esta seção, são aceitos artigos submetidos, preferencialmente, por doutores. São recebidos sob duas formas: os destinados a dossiês temáticos propostos e organizados por especialistas, com chamada aberta no site da revista, e os artigos livres, que podem ser submetidos em fluxo contínuo. O texto deve conter entre 40 mil e 70 mil caracteres com espaço, incluindo as notas de rodapé e as referências bibliográficas completas, que devem ser listadas em ordem alfabética, no final do artigo.
  • Em Campo: voltada para relatos de trabalhos de campo e/ou experiências metodológicas no manejo da temática, envolvendo entrevistas, transcrições de fontes comentadas. A submissão de textos que envolvem seres humanos, direta ou indiretamente, deverá ser acompanhada da autorização da “cessão de direitos sobre depoimento oral” ou, se for o caso, de cessão de direitos de divulgação de imagem para a Revista M. O texto deve conter entre 20 mil e 40 mil caracteres com espaço, incluindo as notas de rodapé e as referências bibliográficas completas, que devem ser listadas em ordem alfabética, no final do texto.
  • Resenhas: de obras que tenham sido publicadas, no máximo, há três anos no Brasil (ou quatro anos para publicações internacionais), ou de títulos esgotados e com reedição recente. Respeitando a abordagem sobre a Morte, os Mortos e o Morrer também podem ser submetidas resenhas acerca de outras expressões da cultura, tais como filmes, documentários, exposições, peças teatrais etc. O texto deve conter entre 10 mil e 20 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas completas (se for o caso), que devem ser listadas em ordem alfabética, ao final. 

Processo de avaliação por pares e prazo de tramitação dos manuscritos

Após a etapa de verificação de similaridade, o manuscrito passa pela pré-avaliação pelos editores para identificação se o texto se enquadra na proposta temática da revista e se segue as Normas de Publicação. Caso não haja aderência ao escopo da Revista M., a submissão será rejeitada, acompanhada de parecer consubstanciado à autoria do manuscrito. Caso se constate que o texto não segue as regras, o mesmo será devolvido para que a autoria faça os ajustes necessários. As contribuições para as seções Em Campo e Resenhas serão avaliadas no mérito pelos respectivos editores, podendo ser aprovadas ou recusadas nesta instância.

No caso de manuscrito submetido à seção Artigos, uma vez adequado às normas da Revista M., será verificada a ausência de identificação de sua autoria. Para garantir a avaliação às cegas, a autoria e o vínculo institucional do(a)s autor(a)es do arquivo deve ser removida da primeira página do texto, assim como as menções em nota de rodapé que possam levar à identificação do autor ao longo do trabalho. Para remover a autoria do Word, o autor deve clicar no menu “arquivo”, em seguida, em “inspecionar documento” e remover as propriedades do documento e informações pessoais. No caso de ser necessário fazer referência ao vínculo entre o artigo submetido e artigos anteriores do autor, pedimos que tarje o fragmento de texto de AMARELO para que os editores possam excluir da versão a ser enviada aos avaliadores.

Após esta etapa, o manuscrito será encaminhado a dois pareceristas ad hoc (que sejam doutores e especialistas na temática abordada), indicados pelo Conselho Editorial, de modo a garantir o sistema de avaliação de “duplo cego” por pares. Na sua análise, os pareceristas serão guiados pelo Formulário de Avaliação disponibilizado pela Revista para que realizem o exame dos méritos do trabalho, levando em consideração a abordagem da temática, seu tratamento e a clareza da redação, podendo recomendar ou recusar a publicação. Caso um dos pareceristas recuse a proposta, um terceiro será designado.

A recomendação poderá ocorrer sob duas formas: 1) Com ou sem sugestões pontuais de alteração (às quais o autor poderá acatar ou não); 2) Com sugestões de reformulação de parte do texto, que deverá ser reenviado ao(s) respectivo(s) parecerista(s), após a realização das alterações por parte do autor, para  acatamento da nova versão. A recusa ocorrerá: 1) Caso os dois pareceristas rejeitem a proposta; 2) No caso de um parecerista rejeitar e o outro aceitar com sugestões de reformulação do texto; 3) No caso de os dois pareceristas sugerirem reformulação e a segunda versão do texto enviada pelo autor ser reprovada por um deles ou por ambos; 4) No caso de o terceiro parecerista recusar o texto ou aceitá-lo mediante reformulações. 

A aceitação final do trabalho submetido, portanto, dependerá da recomendação dos pareceristas, da efetivação das alterações necessárias pelo autor e da aprovação final pelo Conselho Editorial. O prazo médio de tramitação dos manuscritos é de seis meses, entre a Submissão e a Decisão Editorial sobre eventual aceite para publicação ou rejeição, e de um ano entre a Submissão e a publicação. 

Compromisso Ético, Verificação de Similaridade e Combate ao Plágio

Em busca de evitar o plágio e garantir o comprometimento ético na produção acadêmica, a Revista M. faz uso da verificação de similaridade por meio do software de comparação de texto iThenticate para detectar semelhanças e coincidências entre o manuscrito que está sendo avaliado e outros textos já publicados. Após análise do relatório de similaridade produzido pelo software, se forem constatados indícios de plágio, a autoria do manuscrito submetido será contatada pela editoria da Revista a fim de prestar esclarecimentos num prazo de até três semanas. Caso não haja resposta no prazo delimitado, a explicação seja insatisfatória ou haja admissão do plágio, o manuscrito será rejeitado mediante parecer do Conselho Editorial. Caso a explicação seja considerada satisfatória pelo Conselho Editorial, mediante a verificação de erro de citação, passível de ajuste, a autoria do artigo terá um prazo para revisão e realização de nova submissão do manuscrito.  

No caso de os originais conterem material já publicado anteriormente pela autoria do manuscrito, este deve fazer menção, indicando a referência completa do artigo anterior e explicitando que o artigo submetido traz contribuição inédita significativa ao tema proposto, apesar de retomar análise já desenvolvida antes. Tal alerta não exime a autoria de evitar reproduções de várias passagens dos textos anteriores.

Com vistas a zelar pelos critérios éticos de publicação e evitar o cometimento de plágio, a Revista M. recomenda que sejam observadas as seguintes orientações quando de uma submissão: 1) Que o conteúdo obtido de outras obras acadêmicas e/ou outros autores no processo de redação do manuscrito seja explicitado como referência bibliográfica, segundo os critérios de citação indicados nas Normas de Publicação; 2) Que sejam indicados como autores tão somente as pessoas responsáveis pela estruturação conceitual do artigo e pela sua redação/revisão. As pessoas que colaboraram no processo de coleta dos dados, mas não colaboraram para a construção do manuscrito devem ser mencionadas em nota de rodapé de agradecimento no início do texto, conforme sua contribuição. 

Diretrizes para conflito de interesses

No momento de submissão de seu trabalho, o autor deve declarar a existência de conflitos de interesses. Entendidos como os conflitos que podem advir quando autores, pareceristas ou editores possuem interesses de natureza pessoal, acadêmica, política, comercial ou financeira que venham influenciar a elaboração ou a avaliação de textos. Ao enviar seu manuscrito, os autores se responsabilizam por informar possíveis conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Neste sentido, devem declarar no manuscrito qualquer apoio financeiro recebido para a pesquisa, assim como outras relações comerciais, financeiras ou pessoais.

Com esta menção pelo autor, o Conselho editorial poderá saber sobre potencial conflito de interesses no momento de destinar o texto para avaliação. Por sua vez, os pareceristas devem informar ao Conselho Editorial sobre eventuais conflitos de interesse que venham influenciar a emissão de sua opinião sobre o texto e, neste caso, declarar o impedimento para realizar a avaliação do manuscrito.

 

Declaração de Direito Autoral e Políticas de Acesso aberto (Open Acess) e de Arquivamento

A Revista M. é uma publicação eletrônica de acesso livre e gratuito que mantém todos os números publicados on-line. Ao oferecer acesso imediato ao seu conteúdo, nosso periódico segue o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização do conhecimento. Deste modo, não cobra taxas para submissão nem para publicação.

Neste sentido, seguimos a proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Aberto. Por esta, define que o(a)s autore(a)s são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que nela publicam, concordam com os termos de que ele(a)s mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação. O manuscrito é licenciado simultaneamente sob a licença de atribuição Creative Common - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), em consonância com as diretrizes políticas dos principais periódicos de acesso aberto. O que permite a reprodução dos textos de variadas formas, desde que se faça citação à autoria e à publicação original. Indicamos a página do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br para o caso de dúvidas. Alinhado com este princípio, a Revista adere ao BOAI (Budapest Open Access Iniciative), uma iniciativa em defesa do acesso aberto às publicações científicas.

Neste alinhamento, a Revista M. é produzida por meio da plataforma Open Journal System (OJS), que é um software livre, desenvolvido pelo o Public Knowledge Project (PKP) da British Columbia University do Canadá, para produção e gestão de periódicos eletrônicos. Este sistema foi traduzido e customizado, no Brasil, pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e, desde 2003, promove o uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) para a produção de revistas eletrônicas, a exemplo da Revista M..

O Open Journal Systems é compatível com o sistema LOCKSS (“Lots of Copies Keep Stuff Safe”; ou seja, “Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras”) para garantir a preservação segura e permanente de sua revista. Adotamos o Sistema LOCKSS como política de Arquivamento, desenvolvido pela Universidade de Stanford, permitindo que as bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em http://lockss.org. Nosso periódico também faz parte da Rede Cariniana de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistemaOpen Journal System [OJS] no Brasil, como parte de uma rede nacional preservação de periódicos de acesso livre no mundo. Esta iniciativa do IBICT e parceiros da Rede acompanha a tendência internacional de criação de agências de arquivamento de periódicos eletrônicos, de modo a garantir o acesso em longo prazo a publicações brasileiras que não estavam contempladas ainda nas grandes iniciativas de preservação digital ( https://cariniana.ibict.br/?page_id=1487 ).

Qualis Periódicos CAPES e Indexadores

Na sua primeira avaliação (2013-2016), a Revista M. obteve o Qualis Periódico: B4 (História); B5 (Sociologia; Comunicação e Informação); C (Arquitetura, Urbanismo e Design; Letras/Linguistica). Em 2017, recebeu o Qualis A4 no que foi chamado "Qualis vazado". Na última avaliação do Qualis Periódico de dezembro de 2022, a revista recebeu Qualis B1

A Revista M. se encontra indexada nas seguintes bases de dados de artigos científicos nacionais e internacionais:

Pareceristas ad hoc 2023 (Vol. 8, números 15 e 16)

  • Adriane Piovezan – Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC), Brasil.
  • Aline Locastre – História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Brasil.
  • Andréa Marzano – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.
  • Andreia Vicente da Silva – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil.
  • Antonio José Fontoura Junior – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.
  • Caio Cesar Rodrigues de Araújo – Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN/SP), Brasil.
  • Cícero Joaquim dos Santos - Universidade Regional do Cariri (URCA), Brasil.
  • Daniel Martello Lazinho – Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), Parané, Brasil.
  • Ekaterina Volkova Américo – Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.
  • Elaine Gomes Reis Alves – Prestar Cuidados em Psicologia;Coordenadora do Núcleo de Intervenção Psicossocial em Emergências e Desastres - NIPED
  • Fábio Henrique Lopes – Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil.
  • Gabriela Caselatto Brown Ferreira Santos – Quatro Estações. Instituto de Psicologia, Brasil.
  • Giovanni Latfalla – Exército Brasileiro (EB), Brasil.
  • Helton Costa – Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil.
  • Inajara Barbosa Paulo – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.
  • Janaina Luiza dos Santos – Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.
  • Júlio César de Lima Bizarria – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.
  • Kate Fabiani Rigo – SAGAH - Soluções Educacionais Integradas, Brasil.
  • Lourival Andrade Júnior – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil
  • Luciana Mazorra - Quatro Estações. Instituto de Intervenções Psicológicas em Emergências, Brasil
  • Luciano Bastos Meron Neves – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Lucio Reis Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil.
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo – Universidad de Granada, UGR, Espanha.
  • Luis Antonio Pinto Cruz – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil.
  • Luiz Mott - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil.
  • Mara Regina Nascimento – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil
  • Marcelina das Graças Almeida - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Mardem Leandro Silva – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil.
  • Maria Elizia Borges – Universidade Federal de Goiás 9UFG), Brasil.
  • Maria Henriqueta Luce Kruse - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.
  • Mauro Dillmann Tavares - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL),Brasil.
  • Nilson Cesar Fraga – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.
  • Paulo André Parente – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.
  • Rachel Aisengart Menezes – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Renan Honório Quinalha – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.
  • Renata de Morais Machado – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
    Roberto Marques – Universidade Regional do Cariri (URCA), Brasil.
  • Rubens de Andrade – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Sandra Patricia Arenas Grisales – Universidad de Antioquia (UdeA), Colômbia.
  • Valéria dos Santos Guimarães – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil.
  • Vânia Nara Pereira Vasconcelos – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil.
  • Vitor Cabral Braga – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO),  Brasil.
  • Viviane Comunale – Associação de Estudos Cemiteriais (ABEC), Brasil.
  • Wilson de Oliveira Neto – Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE),  Brasil.

Pareceristas ad hoc 2022 (Vol. 7, números 13 e 14)

  • Adriene Baron Tacla - Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil
  • Ana Lucia Olmos Alvarez - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (UNDAV CONICET), Argentina
  • Angela Bellia - National Research Council of Italy, Institute of Heritage Science.
  • Barbara Betsabé Martínez - Universidad de Buenos Aires, Argentina
  • Caio Cesar Rodrigues de Araújo - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Brasil
  • Camila Diogo de Souza - Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.
  • Carlos Eduardo da Costa Campos - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil
  • Cintia Alfieri Gama Roland - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Brasil.
  • Elaine Farias Veloso Hirata - Universidade de São Paulo (MAE/USP), Brasil.
  • Erica Angliker - University of Zurich (UZH), Suiça.
  • Fabio Vergara Cerqueira - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil.
  • Francieli Roberta Cordeiro - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil
  • Jose Eduardo Macedo de Medeiros - Universitat Freiburg, Alemanha.
  • Júlio César de Lima Bizarria - Associação Internacional de Sociologia - UNESCO.
  • Kate Fabiani Rigo - Pensamenteficaz, Portugal.
  • Katia Maria Paim Pozzer - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, Brasil.
  • Luciane Munhoz de Omena - Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil.
  • Marcelo Rede - Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
  • Márcia Severina Vasques - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil.
  • Mardem Leandro Silva - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Cláudio, Brasil.
  • María del Carmen García Escudero - Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, México.
  • Maria Elizia Borges - Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Maria Henriqueta Luce Kruse - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.
  • Maria Luiza Heilborn - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.
  • Marta Simó Sanchez - Universitat Autónoma de Barcelona, Espanha.
  • Pedro Vieira da Silva Peixoto - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Rachel Aisengart Menezes - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Renata de Morais Machado - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Renata Sena Garraffoni - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.
  • Ricardo Angel Minetti - Universidad Nacional del Litoral (UNL), Argentina.
  • Rosana Aguerregaray Castiglione - Universidad Nacional de Cuyo, Argentina.
  • Sandra Patricia Arenas Grisales - Universidad de Antioquia, Colombia.
  • Sergio Sánchez Vázquez - Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, México.
  • Silvana Bastos Cogo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.
  • Thais Rocha da Silva - Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
  • Uiran Gebara da Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP), Brasil.
  • Vagner Carvalheiro Porto - Universidade de São Paulo (USP), Brasil
  • Viviane Comunale - Associação Educacional Santa Rita de Cássia (AESRC), Instituto de Ensino Colégio Amorim, Brasil.
  • Yves Phillipe Rolland - Centre national de la recherche scientifique (CNRS) e Université Lumiére Lyon 2, França.

Pareceristas ad hoc 2021 (Vol. 6, números 11 e 12)

  • Adriana Gómez Aiza - Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, México.
  • Adriane Piovezan - Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC), Brasil.
  • Aguiomar Rodrigues Bruno - Colégio Albert Einstein/Rio de Janeiro e Universidade Federal do Estado do rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil
  • Andréa de Souza Lobo - Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), Brasil.
  • Andreia Vicente da Silva - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil.
  • Ângelo Adriano Faria de Assis - Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil.
  • Barbara Betsabé Martínez - Universidad de Buenos Aires, Argentina
  • Berenice Valencia Pulido - Fototeca Nacional-Instituto Nacional de Antropología e Historia, México
  • Bruna Moraes da Silva - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Bruno Mazolini de Barros - Chagdud Gonpa Brasil.
  • Camila Diogo de Souza - Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.
  • Camila Marchioro - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), Brasil.
  • Célia Maria de Oliveira - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.
  • Cícero Joaquim dos Santos - Departamento de História, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato/CE, Brasil -
  • Claudia Regina Plens - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.
  • Daniela Buono Calainho - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.
  • Danilo Rodrigues Pimenta - Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil.
  • Darci de Oliveira Santa Rosa - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil.
  • Denize Cristina de Oliveira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.
  • Edil Ferreira da Silva - Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.
  • Fabiana Comerlato - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Brasil.
  • Félix Jácome Neto - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil
  • Fernanda Kieling Pedrazzi - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.
  • Flávia Vasconcellos Amaral - York University, Toronto, Canadá,
  • Gabriela Casellato Brown Pereira Santos – Quatro Estações. Instituto de Intervenções Psicológicas em Emergências, Brasil
  • Giovana Kreuz - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil
  • Graziele de Lima Dalmolin - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil.
  • Gustavo Junqueira Duarte Oliveira - Pontificia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Brasil.
  • Jesús Enciso González - Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, México
  • Jorge Alberto Soares Cruz - Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil.
  • Jucieldo Ferreira Alexandre - Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA), Brasil.
  • Laura Nallely Hernández Nieto - Universidad Nacional Autónoma de México, México
  • Laurelize Pereira Rocha - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil.
  • Lina Gorenstein Ferreira da Silva - Museu da Tolerância/USP, Brasil.
  • Lourival Andrade Júnior - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó, RN, Brasil.
  • Luciana Mazorra - Quatro Estações. Instituto de Intervenções Psicológicas em Emergências, Brasil
  • Luis Lima Vailati - Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil.
  • Luiza Tonon da Silva - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.
  • Mara Regina Nascimento - Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil.
  • Marcelo Martins Barreira - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil.
  • Marcia Lika Hattori - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Institute of Heritage Sciences, Santiago de Compostela, Galiza, Espanha
  • Maria Alice Ribeiro Gabriel - Museu da Tolerância da Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
  • Maria da Conceição Vilela Franco - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA/RJ), Brasil.
  • Maria Henriqueta Luce Kruse - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.
  • Marina Liberatori - Psicoterapeuta de clínica particular, Santa Catarina, Brasil.
  • Mauro Dillmann Tavares - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil.
  • Miguel Angel González Ponce de León - Universidad de Chile, Chile.
  • Natalia Luxardo - Universidad de Buenos Aires, Argentina.
  • Rachel Aisengart Menezes - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Ramiro Tau - Université de Genève, Genève, Suiça.
  • Renato Cymbalista - Universidade de São Paulo (FAU-USP), Brasil.
  • Rita de Cassia Marques - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.
  • Ronaldo Vainfas - Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.
  • Sandra Gayol - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS). Argentina.
  • Sebastião Pimentel Franco - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil.
  • Tânia Cristina Franco Santos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

Pareceristas ad hoc 2020 (Volume 5, números 9 e 10)

  • Alessandra Navarro Fernandes - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, (UNIOESTE), Brasil.
  • Alfredo Teixeira -Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal.
  • Ana Maria Rodrigues Franqueira - Universidade Veiga de Almeida (UVA), Brasil.
  • Anny Jackeline Torres Silveira - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil.
  • Antônio de Pádua Fernandes Bueno – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.
  • Arife Amaral Melo - Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil.
  • Camila Aloísio Alves – Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Brasil. 
  • Célia Maria de Oliveira - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.
  • Desireé Lemos Azevedo – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.
  • Eugenia Brage - Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires (FILO: UBA), Argentina.
  • Fábio Luís Ferreira Nóbrega Franco – Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Brasil.
  • Flavia Medeiros Santos - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.
  • Francis Albert Cotta Formiga - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil.
  • Gilson José Rodrigues Junior de Andrade – Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Gizele Zanotto - Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil.
  • Icleia Thiesen – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.
  • Juan Pedro Alonso - Universidad de Buenos Aures (UBA), Instituto de Investigaciones Gino Germani (IIGG), Argentina.
  • Juliana Farias de Mello e Lima - Universidade Estadual de Campinas (PAGU/UNICAMP), Brasil.
  • Joaquim Pintassilgo - Universidade de Lisboa (IE- ULisboa), Portugal.
  • Katia Lerner - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil.
  • Klarissa Almeida da Silva Platero – IUniversidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.
  • Larissa Nadai – Universidade de São Paulo (FAPESP, USP), Brasil
  • Leila Martina Passerino – Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.
  • Lucas Faial Soneghet - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Luciana Dadalto - Centro Universitário Newton Paiva (NEWTON), Brasil.
  • Marcelo Santana Ferreira - Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.
  • Marcelo Thadeu Quintanilha Martins – Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
  • Marcos Freire de Andrade Neves - Freie Universität Berlin (FUB), Alemanha.
  • Maristela Carneiro - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil.
  • Mauro Dillmann Tavares - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil.
  • Mayleth Alejandra Zamora Echegollen - Universidad Autónoma de Puebla (ICSyH), México.
  • Natalia Bermudez - Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.
  • Natalia Fazzioni - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil.
  • Vilma Tripodoro - Universidad de Buenos Aires (UBA), Red Cuidados Derechos Y Decisiones en el final de la vida (CONICET), Argentina.
  • Viviane Comunale - Associação Educacional Santa Rita de Cássia (AESRC), Instituto de Ensino Colégio Amorim, Brasil.

Pareceristas ad hoc 2019 (Vol. 4, números 7 e 8)

  • Adriane Piovezan - Faculdades Integradas Espírita (FIES), Brasil
  • Alisson Eugenio – Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Brasil
  • Ana Maria Galdini Oda - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil 
  • Artur Cesar Isaía - Universidade La Salle (UNILASALLE), Brasil 
  • Cícero Joaquim dos Santos - Universidade Regional do Cariri (URCA), Brasil
  • Clarisse Ismério - Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Brasil 
  • Diego Antonio Galeano -Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil 
  • Fabiana Comerlato -Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Brasil
  • Fernanda Marquetti - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil 
  • Flavia Medeiros Santos - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Frank Usarski - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil
  • Gabriela Casellato Brown Ferreira Santos – 4 Estações Instituto de Psicologia, Brasil 
  • Gisela Cardoso Ziliotto - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, Brasil 
  • Gizele Zanotto - Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil 
  • Icleia Thiesen – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil
  • Isabela Andrade de Lima Morais - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil
  • Jackson da Silva Ferreira - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil 
  • João Fernando Marcolan - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil 
  • Katia Lerner - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil  
  • Ivania Jann Luna - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Lucas Tramontano - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil 
  • Lilian Alves Gomes - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil 
  • Lorelai Kury - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil  
  • Lourival Andrade Junior - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil
  • Marcelina das Graças Almeida - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil
  • Maria Carlota de Rezende Coelho - Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), Brasil 
  • Maria da Conceição Vilela Franco - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Brasil 
  • Maria Elizia Borges - Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil 
  • Marina Tello Weiss – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Instituto de Antropologia de Córdoba, Argentina 
  • Maristela Carneiro - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil 
  • Marta Almeida - Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Brasil
  • Mauro Dillmann Tavares - Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil 
  • Mayla Cosmo Monteiro - Inner - Consultoria e Assistência em Psicologia, Brasil 
  • Michelle Ferreira Maia - Centro Universitário UNINTA, Brasil
  • Montse Morcate - Universidad de Barcelona, Espanha 
  • Rebeca Pardo Sainz - Universitat Internacional de Catalunya (UIC); Universitat Abat Oliba (CEU), Espanha 
  • Richard Gonçalves André - Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil 
  • Rodrigo Daniel Levoti Portari - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil 
  • Rogério Lopes Azize - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil
  • Rosilene Souza Gomes - Instituto Nacional do Câncer, Brasil
  • Sebastião Pimentel Franco -Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil 
  • Valeria Ulbricht Tinoco - 4 Estações - Instituto de Psicologia, Brasil

Pareceristas ad hoc 2018 (Vol. 3, números 5 e 6)

  • Adriene Baron Tacla - Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. 
  • Álvaro Allegrette - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Brasil 
  • Andersen Liryo da Silva - Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ, Brasil. 
  • Anne Rapp Py-Daniel -  Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Brasil 
  • Cairo Mohamad Ibrahim Katrib - Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Brasil 
  • Camila Diogo de Souza. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil 
  • Carolina Kesser Barcellos Dias - Universidade Federal de Pelotas (PPGH-UFPel), Brasil
  • Cássio de Araújo Duarte - Universidade de São Paulo (USP), Brasil 
  • Cícero Joaquim dos Santos – Universidade Regional do Cariri (URCA), Brasil 
  • Cintia Alfieri Gama Rolland – Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SESHAT/UFRJ), Brasil 
  • Fábio Vergara Cerqueira -Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil 
  • Flávia Medeiros Santos - Universidade Federal Fluminense, Brasil
  • Gabriel Kessler - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET).Universidad Nacional de La Plata, Argentina 
  • Gabriela Ortiz - Universidad Nacional de Jujuy (UNJu). Jujuy, Argentina 
  • Glaydson José da Silva - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil 
  • Hugo César Moreno Hernández - Benemérita Universidad Autónoma de Puebla México, México
  • Icleia Thiesen –Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil 
  • Keidy Narelly Costa Matias – Universidade de Brasília, Brasil 
  • Liliana M. Brezzo - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de la República Argentina (CONICET). Argentina.
  • Lorena Soler - Consejo Nacional de Ciencia y Técnica (CONICET). Universidad de Buenos Aires (UBA). Buenos Aires, Argentina 
  • Luciane Munhoz de Omena - Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil. 
  • Marcelina das Graças Almeida - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil.
  • María Asunción Bordach de Mendonca - Universidad Nacional de Río Cuarto, Argentina
  • Maria Elizia Borges -Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil
  • María José Sarrabayrouse Oliveira -  Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina. 
  • Maria Luiza Heilborn - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Brasil 
  • Maristela Carneiro - Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), Brasil 
  • Maria Regina Candido - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil 
  • Mariela Rubinzal - Universidad Nacional del Litoral, Argentina
  • Mercedes Calzado – Universidad de Buenos Aires, Argentina  
  • Naara Luna – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil 
  • Paulo Antonio Dantas de Blasis – Universidade de São Paulo (MAE-USP), Brasil
  • Pieter Dennis Van Dalen Luna – Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Perú.
  • Sabrina Calandron – Universidad Nacional de La Plata, Argentina
  • Sandra Gayol - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS), Argentina.
  • Santiago Galar - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales. Universidad Nacional de La Plata (IdIHCS UNLP), Argentina 
  • Sergio Francisco S. Monteiro da Silva – Universidade Federal de Pernambuco, Brasil 
  • Syntia Pereira Alves – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NEAMP-PUC-SP), Brasil

Pareceristas ad hoc 2017 (Vol. 2, números 3 e 4)

  • Airan dos Santos Borges – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. 
  • Airton Brazil Pollini – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.
  • Alberto Gawryszewski – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.
  • Alexandre Santos de Moraes - Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.
  • Antônio Motta – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil.
  • Carolina Junqueira Santos – Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). São Paulo, Brasil.
  • Célia Aparecida Borges - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil. 
  • Cícero Joaquim dos Santos – Universidade Regional do Cariri (URCA), Brasil.
  • Cintia Alfieri Gama Rolland – Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SESHAT/UFRJ), Brasil. 
  • Ciro Augusto Floriani – Instituto Oswaldo Cruz de Seguridade Social (FIOSAÚDE). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Claudia Beltrão da Rosa - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.
  • Edlaine Campos Gomes - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.
  • Érica Cristhyane Morais da Silva – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Campus Goiabeiras, Brasil.
  • Fabio Henrique Lopes - Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil. 
  • Fátima Cristina Melo Geovanini –Universidade Estácio de Sá (UNESA), Brasil.
  • Francirosy Campos Barbosa - Universidade de São Paulo (USP), Brasil. 
  • Gabriela Caselatto Brown Ferreira Santos – 4 Estações Instituto de Psicologia, Brasil.
  • Gilvan Ventura da Silva - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil.
  • Gisele Fonseca Chagas – Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. 
  • Guilherme Amaral Luz – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. 
  • Helena Amália Papa - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Brasil. 
  • Heloísa Gesteira – Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Brasil. 
  • Keidy Narelly Costa Matias - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil.
  • Icleia Thiesen – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.
  • Ivania Jann Luna – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.
  • Janaína de Almeida Teles – Universidade de São Paulo (USP), Brasil. 
  • Joseli Maria Silva – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil.
  • Leonildo Silveira Campos - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.
  • Ligia Auxiliadora de Oliveira Py – Instituto de Psicologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.
  • Lourival Andrade Junior - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil.
  • Luciane Munhoz de Omena - Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil.
  • Ludmila Gilda Verónica da Silva Catela – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Museo de Antropología. Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. 
  • Mara Genecy Nogueira - Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil. 
  • Marcelina das Graças Almeida - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil. 
  • Margarida Maria de Carvalho – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. 
  • Mauro Guilherme Pinheiro Koury – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. 
  • Mauro Dillmann Tavares - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. 
  • Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.
  • Natália Luxardo – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.
  • Rachel Aisengart Menezes – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. 
  • Ramiro Tau – Universidad Nacional de La Plata, Argentina. 
  • Renan Frighetto – Universidade Federal do Paraná (UFPR),  Brasil, 
  • Renata Senna Garraffoni – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil. 
  • Renato Pinto – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. 
  • Sandra Rodrigues de Oliveira – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil. 
  • Semíramis Corsi Silva – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. 
  • Sílvia Maria Brügger – Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Brasil.
  • Sílvia Márcia Alves Siqueira – Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil. 
  • Titus Benedikt Riedl – Universidade Regional do Cariri (URCA), Brasil. 
  • Willian de Souza Martins – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

Pareceristas ad hoc 2016 (Vol. 1, números 1 e 2)

  • Adalgisa Campos - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.
  • Adriane Piovezan - Faculdades Integradas Espírita (FIES), Brasil.
  • Agustina Rodriguez Romero - Investigadora Asistente del CONICET. Universidad Nacional Tres De Febrero (UNTREF), Argentina.
  • Alejandro Herrera Villagra - Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cuzco (UNSAAC), Perú.
  • Ana Carolina Brochado Teixeira - Centro Universitário UNA, Brasil.
  • Ana Raquel Portugal - Universidade Estadual Paulista - (UNESP/Franca), Brasil.
  • Andrea Barbosa Marzano - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.
  • Carolina Junqueira Santos - Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
  • Diogo Luna Moureira - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI), Brasil.
  • Douglas Attila Marcelino - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.
  • Edlaine Campos Gomes - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)., Brasil.
  • Eliane Cristina Deckmann Fleck - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil.
  • Fabio Henrique Lopes - Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil.
  • Francisco Hernandez Astete - Pontificia Universidad Católica del Perú, Perú.
  • Gabriela Ramos –University of Cambridge, United Kingdom.
  • Iara Antunes de Souza –Universidade Federal de Outro Preto (UFOP), Brasil.
  • João Carlos Gama Martins Macedo. Universidade do Minho, Portugal.
  • José Carlos Rodrigues – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Brasil.
  • Katia Lerner - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil.
  • Lourival Andrade Junior - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil.
  • Luciana Pessanha Fagundes - Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Brasil.
  • Mara Genecy Nogueira - Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil.
  • Marcelina das Graças Almeida - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil.
  • Marcelo Santos de Abreu - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil.
  • Maria Alba Bovísio - Universidad de Buenos Aires, Argentina.
  • Maria Aparecida Barros Rocha –Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil.
  • Maria Elizia Borges - Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil.
  • Maria Helena Pereira Franco - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil.
  • Maria Júlia Kovacs - Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
  • Maria Luiza Heilborn - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Brasil.
  • Maristela Carneiro - Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), Brasil.
  • Mauro Dillmann - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil.
  • Michelangelo Giampaoli - Universitá degli Studi di Perugia, Itália.
  • Montse Moncarte - Universitat de Barcelona. Barcelona, España.
  • Pedro Caldas – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)., Brasil.
  • Renata de Rezende Ribeiro - Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Renato Franco - Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.
  • Roberto Guedes Ferreira - Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil.
  • Sandra Gayol - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS), Argentina.
  • Verónica Seldes - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina.
  • Vinícius Carvalho Pereira – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil.
  • Waleska Aureliano - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.