Educação musical na Fundação CASA da cidade de São Paulo: Reflexões a partir de cinco entrevistas com os educadores musicais

Caio Abreu Chiarini

Resumo


Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado que venho desenvolvendo desde 2015, cujo objeto é o ensino de música dentro da Fundação CASA, realizado por educadores da Associação de Amigos do Projeto Guri. Apresentarei neste artigo o andamento da pesquisa bem como as primeiras reflexões sobre a coleta de dados a partir das cinco primeiras entrevistas. O objetivo desse trabalho é buscar nas entrevistas realizadas com os educadores musicais (feitas no segundo semestre de 2015), quais foram os sentidos atribuídos à primeira experiência de trabalho com adolescentes privados de liberdade no contexto da Fundação CASA, no que diz respeito principalmente às expectativas prévias e a realidade encontrada. O presente trabalho se justifica por trazer à tona experiências de educadores musicais sobre um contexto ainda pouco conhecido. Os resultados obtidos indicam peculiaridades no ensino musical realizado dentro desse contexto, ligados ao imaginário ou até mesmo à realidade de violência presente nesse ambiente. Por outro lado, apesar das questões problemáticas apresentadas pelos educadores, observamos que, na experiência construída por eles na Fundação CASA pode ter favorecido a criação de vínculos afetivos, o que justificaria a permanência desse educador em uma instituição de privação de liberdade.

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