Desenvolvimento de Habilidades Musicais em Crianças Autistas: Um Projeto de Extensão e Pesquisa

Claudia Eboli C. Santos

Resumo


Este artigo apresenta a implementação e o funcionamento do Projeto de Extensão “Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas” que é a parte empírica da pesquisa de doutorado “Potencialidades e Talento: um estudo sobre as habilidades musicais em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)”, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde agosto de 2014. Participaram do Projeto 20 crianças com TEA na faixa de 6 a 14 anos. Divididas em pequenos grupos, essas crianças participaram de encontros musicoterapêuticos/pedagógicos-musicais gratuitos, semanais. Tivemos por objetivos identificar e avaliar o desenvolvimento das habilidades musicais desses sujeitos, tomando a identificação inicial dessas habilidades como ação fundamental para a elaboração de estratégias que contribuam com o seu desenvolvimento musical global. Para a identificação/avaliação das habilidades musicais dos sujeitos, elaboramos um instrumento de observação cujos critérios dizem respeito ao comportamento musical dos indivíduos em geral. Além dos objetivos direcionados ao desenvolvimento musical dos sujeitos, o projeto se propôs, também, a alcançar objetivos relativos à melhora da comunicação e interação social dos mesmos.

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