O maestro de banda brasileiro: suas contribuições para o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão

Autores

  • Elias Leite Campos UFRJ/MESTRADO/PPGM

Resumo

O presente trabalho busca destacar a contribuição do mestre de banda para o desenvolvimento do ensino coletivo de instrumentos musicais. Baseando-se em minha dissertação de mestrado cujo título é O maestro de banda brasileiro e sua formação: um caminho entre a banda de música e a academia, esta resumida reflexão proporcionará subsídios teóricos e práticos para a implementação curricular para a formação de músicos e de bandas pelas escolas regulares. Destacamos a importância do mestre de banda como principal formador de instrumentistas de sopro e percussão no cenário musical brasileiro, tendo em vista a abrangência de sua atuação que transita ora pelo campo do ensino, ora pelo campo da performance. Aspectos como a origem da função do mestre de banda, perfis tradicionais e modernos de sua atuação, sua relevância para o ensino coletivo por conhecer efetivamente todos os instrumentos da banda, assim como uma breve análise do maestro enquanto educador também serão discutidos neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical