Aprendizagem Cooperativa no Ensino em Grupo de Piano: Considerações de uma Pesquisa em Andamento

Autores

  • Josélia Ramalho Vieira UFPB-UNIRIO/PPGM-DOUTORADO

Resumo

Este texto apresenta a pesquisa de doutorado da autora, ainda em fase inicial, que consiste em uma pesquisa experimental em sala de aula que visa a intervir no componente curricular “Piano Complementar” com o objetivo de investigar quais os limites e as possibilidades da aprendizagem cooperativa na aula em grupo de piano complementar para licenciandos sob a perspectiva da interdependência social em uma pesquisa experimental educacional. A pesquisa consiste em investigar os limites e as possibilidades deste tipo de ensino em um curso de licenciatura, principalmente sob uma perspectiva de coesão social, cujo principal pressuposto é a teoria da interdependência social (DEUSTCH, JOHNSON e JOHNSON), a qual integra o constructo teórico desta pesquisa. O recorte aqui apresentado consiste na apresentação do objetivo geral e dos específicos; a delimitação do campo da pesquisa e dos conceitos da aprendizagem cooperativa, principalmente as semelhanças e diferenças com a aprendizagem colaborativa; além de apresentar os trabalhos, até agora revisados, sobre a aplicação da aprendizagem cooperativa do ensino em grupo de piano. A pesquisa está, desde modo, circunscrita em duas temáticas: a) a da aprendizagem cooperativa, ao problematizar e se estabelecer diálogos entre cooperação, interdependência social e ensino de música no âmbito do ensino-aprendizagem em grupo de piano complementar b) a temática da formação do educador musical por a ação estar circunscrita em um curso de licenciatura a construção deste conhecimento específico sob a perspectiva da aprendizagem cooperativa enfocará o ensino-aprendizagem do piano dentro da perspectiva da futura atuação do licenciando na área da educação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-18

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical