Uma introdução ao violino para crianças: repensando o folclore brasileiro como recurso didático

Keeyth Vieira Vianna

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar, como produto final, um método com o intuito de ser uma introdução ao estudo do violino dirigido para crianças na faixa etária de quatro a oito anos. Objetivando o desenvolvimento da técnica necessária à criança iniciante ao violino, optou-se pela utilização da música folclórica brasileira, organizando-a em etapas, por grau de dificuldade, da forma mais gradual e agradável possível. O presente artigo demonstra os resultados parciais dessa pesquisa, que tem a orientação da Pra. Dra. Inês de Almeida Rocha, do Prof. Dr. Paulo Bosísio e co-orientação da Pra. Mariana Isdebski Salles. No decorrer da pesquisa, além das canções, foram incluídos outros elementos do folclore brasileiro, como os personagens de lendas e uma história introdutória ambientada numa floresta encantada, para envolver a criança em seu processo de aprendizado. Todas as canções folclóricas serão apresentadas com letras para auxiliar no processo de compreensão de conceitos como melodia, pulsação e ritmo, facilitando o aprendizado do instrumento. Além disso, as canções terão arranjos que consistem em duetos para violino, no qual o tema principal é tocado pelo aluno e o acompanhamento, pelo professor. O método apresentará informações de posturas, exercícios e conteúdos técnicos fundamentais, de forma leve, criativa e lúdica. Acreditamos que a pesquisa em andamento poderá contribuir para o avanço técnico de estudantes, em especial, àqueles que participam de classes de ensino coletivo, estimulando a sociabilidade, valendo-se também da oportunidade que o folclore oferece para experiências interdisciplinares no ambiente escolar.

Texto completo:

PDF