Apreciação musical: pesquisas e publicações no Brasil sobre processos de escuta musical

Leonardo do Nascimento Rodrigues

Resumo


Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento intitulada “Apreciação musical na formação de professores unidocentes” e tem como objetivo analisar pesquisas e publicações em Educação Musical no Brasil que tratem do tema apreciação musical, de modo a melhor compreender como este assunto vem sendo explorado no meio acadêmico brasileiro, quais os principais enfoques e quais aspectos necessitam maiores estudos. Para introduzir o tema em questão foi primeiramente apresentada uma breve explanação a respeito, fundamentada em autores como Swanwick (2003), Mateiro (2003), Granja (2006) e Bastião (2009), educadores que defendem a importância da apreciação musical enquanto instrumento de grande potencialidade educacional. Em seguida foram apresentadas análises de pesquisas acadêmicas e publicações realizadas no Brasil sobre o tema – dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos publicados nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM. Ao final das análises foi possível constatar que, embora sejam encontradas pesquisas voltadas para a discussão da Apreciação Musical sob inúmeros pontos de vista, o tema ainda se mostra carente de estudos mais aprofundados em relação a aspectos específicos, sobretudo os relacionados a métodos e procedimentos para o desenvolvimento de uma escuta musical atenta e reflexiva - a apreciação musical em si -, e a investigações voltadas às experiências de escuta musical em salas de aula do ensino regular.

Texto completo:

PDF