Uma revisão sobre os procedimentos que norteiam a aplicação do Método Prince: leitura e percepção — ritmo

Roberta Mourim Cabral

Resumo


Este artigo tem o objetivo de trazer alguns dos pontos abordados na dissertação "Método Prince: Registros e Análises da Aplicação da Pedagogia de um Mestre sem Diploma" no que diz respeito às análises pertinentes ao Método Prince: Leitura e Percepção — Ritmo. A dissertação foi desenvolvida e defendida no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em 2015. O objetivo principal do trabalho foi descrever a forma ideal da aplicação de dois dos métodos desenvolvidos por Adamo Prince, o Método Prince: Leitura e Percepção — Ritmo (MPR) e o Método Prince de Som (MPS), segundo a pedagogia do autor. Como objetivo secundário, procurei entender os motivos que levaram músicos profissionais e graduados em universidades de música a procurarem o professor para estudar temas relativamente básicos, ligados à escrita musical e à percepção. Também me propus a analisar a posição de Prince, um autor sem diploma universitário, no campo dos intelectuais da música. Neste artigo, entretanto, limito-me a trazer os aspectos relativos ao estudo do Método Prince: Leitura e Percepção — Ritmo (MPR), que é provavelmente a obra mais conhecida do autor. Trata-se de um método que traz, como ideia fundamental, o uso de clichês-visuais para o desenvolvimento da leitura à primeira vista. A metodologia utilizada para as análises aqui apresentadas são baseadas em relato de experiência, o que foi possível por eu ter sido aluna particular de Prince por sete anos; na produção e interpretação de entrevistas realizadas com Prince e alguns de seus alunos; e nas marcas de uso que ocorrem nos meus exemplares do MPR, que incluem anotações feitas pelo professor, de próprio punho. Espero também, com este artigo, ao menos auxiliar aqueles que queiram utilizar o MPR para desenvolver suas habilidades em leitura rítmica, percepção e leitura à primeira vista.

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