Camadas tecnológicas da música feita através da rede de Internet

Autores

  • Felipe André Florentino Silva UFMG/PPGMUS

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre a minha pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tenho investigado as questões relacionadas ao uso da computação musical e das tecnologias de redes avançadas de telecomunicação, como meio para o desenvolvimento de sistemas de composição interativo e distribuído geograficamente. Aqui, destacarei as camadas de softwares envolvidas na produção de Música em Rede os quais foram discutidos e implementados durante o estágio docente por mim realizado com a disciplina “Teoria e Prática da Música em Rede”, ministrada em 2015 e oferecida como optativa para o curso de graduação em música na UFMG. Quais são as habilidades e conhecimentos tecnológicos que o músico tradicional precisa ter para tocar remotamente com outros músicos? Quais as implicações técnicas e estéticas da Música em Rede? Perguntas como estas nos guiaram durante a realização da disciplina, permitindo elucidar o modus operandi desta realização. Destacaremos camadas tecnológicas envolvendo captura e roteamento de áudio, codificação de vídeo e monitoramento das conexões da rede de Internet. A abordagem escolhida engloba a multiplicidade de tarefas existentes na produção e performance de música em rede, numa tentativa de oferecer um conhecimento abrangente, para trazer autonomia aos participantes.

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Publicado

2016-07-03

Edição

Seção

Artigos - Sonologia