Análise de parâmetros musicais pertinentes à prática de leitura à primeira vista por estudantes de graduação em música

Alexandre Fritzen da Rocha

Resumo


Leitura à primeira vista (LPV) é uma habilidade presente nas culturas que utilizam partitura em sua prática musical. É considerada uma tarefa de difícil realização para muitos músicos, principalmente para estudantes de graduação. O objetivo geral deste estudo é investigar a prática da LPV de estudantes de graduação em música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os objetivos específicos incluem: indagar quais os parâmetros musicais mais pertinentes na prática de LPV de estudantes de graduação, analisar as dificuldades musicais da LPV com diferentes instrumentos, averiguar se há diferenças no entendimento da LPV em estudantes das diferentes subáreas do curso de graduação em música da UFRGS. O procedimento metodológico utilizado foi a aplicação de um questionário com alunos de semestres distintos do curso de graduação em música. No presente trabalho, apresentaremos os resultados da décima pergunta do questionário, “Quais parâmetros musicais você considera importantes para uma boa prática de leitura à primeira vista?”. Os questionários foram respondidos pelos estudantes durante as aulas das disciplinas de tronco comum. Os resultados demonstram doze aspectos predominantes citados, como parâmetros musicais importantes para uma boa prática de leitura à primeira vista. Segundo a população investigada, uma boa leitura à primeira vista possibilita um ganho de tempo no decorrer de seus ensaios, auxiliando na construção de uma performance satisfatória. Ademais, segundo os estudantes, a habilidade auxilia para uma melhor posição no mercado de trabalho. O aspecto mais citado dentre os participantes como parâmetro de dificuldade na prática de LPV foi o aspecto rítmico.

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