A produção de som no violino a partir dos pontos de contato

Taís Chagas Soares

Resumo


No intuito de contribuir com os estudos voltados à técnica do violino, o presente artigo é decorrente da pesquisa em andamento no curso de Mestrado em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS), realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Este propõe o desenvolvimento do discurso pedagógico sobre os pontos de contato no violino, amparando o estudo de sonoridade no instrumento. A metodologia utilizada será a das obras dos pedagogos autores-violinistas: Carl Flesch, Ivan Galamian e Simon Fischer , que descreveram em seus livros a importância da busca da qualidade sonora no instrumento. O objetivo central é estabelecer relações entre a técnica instrumental (desempenho motor, caráter musical, estilos e sonoridade) e as estratégias pedagógicas (discursos e métodos) na formação do violinista. A partir desse artigo será elaborado um site intitulado Guia Prático para o estudo dos Pontos de Contato no Violino, com exercícios práticos compostos pela autora e teorias pedagógicas de acordo com os três autores citados.

Texto completo:

PDF