Características gerais dos arranjos vocais do MPB4

Autores

  • André Protasio Pereira UNIRIO

Resumo

Este estudo traz uma reflexão sobre como foram feitos os arranjos vocais de um dos grupos mais importantes da música popular brasileira, o MPB4. A pesquisa se concentra nos arranjos de Magro Waghabi, diretor musical do grupo. O ponto de partida foi uma análise detalhada do arranjo vocal de Roda Viva, uma canção de Chico Buarque, apresentada num momento historicamente importante para a música popular brasileira: o III Festival da Record, em 1967. Partindo desse arranjo, ampliamos a pesquisa para as gravações produzidas pelo MPB4 de 1966 até 1980. Quatro características gerais se mostraram muito presentes nesse longo e intenso período de produção musical: Coletivo Autoral (termo proposto por Nascimento, 2011), Defender a canção, Escrita homofônica e Técnicas especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Protasio Pereira, UNIRIO

PPGM

Doutorado

Downloads

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos - Musicologia